Ambiente

Quase 1000 plantas oferecidas na iniciativa “Se tem um jardim temos uma árvore para si”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_entrega_arvores_viveiro_municipal_04.jpg

Filipa Brito

As cores da primavera fazem-se sentir de forma mais evidente no Porto, após terem sido oferecidas praticamente mil plantas no âmbito da iniciativa “Se tem um jardim temos uma árvore para si”.

A campanha, que já vai na quinta edição, teve início em março e recebeu 269 candidaturas. Foram entregues no Viveiro Municipal do Porto um total de 998 plantas das sete espécies nativas disponíveis: bétulas, ciprestes, gilbardeiras, lódãos, macieiras, medronheiros e pilriteiros.

Nesta edição foram ainda oferecidos pequenos arbustos para varandas, pátios e terraços plantas subarbustivas, com 305 candidaturas aprovadas.

A campanha “Se tem um jardim temos uma árvore para si” promoveu uma sessão de esclarecimento online, designada “Conheça as espécies disponíveis”, para que os candidatos pudessem escolher as árvores e arbustos que melhor combinavam consigo e com as características do seu jardim.

A iniciativa dirigiu-se aos residentes da cidade portadores do cartão Porto., bem como a organizações sediadas no concelho.

Esta iniciativa pretende contribuir para tornar o Porto uma cidade cada vez mais verde, sustentável e com maior biodiversidade, dada a capacidade destas plantas em armazenar 20 toneladas de carbono por ano – um contributo valioso para a melhoria da qualidade do ar, da regulação da temperatura e da água, e ainda criar património natural nativo na cidade, através de jardins e quintais privados.

Iniciada em 2016, esta iniciativa desenvolvida no âmbito do projeto FUN Porto – Florestas Urbanas Nativas no Porto, já atribuiu cerca de 10.000 árvores aos portuenses. Reflete a implementação da estratégia ambiental do Município do Porto, com enfoque para o esforço de mitigação e adaptação às alterações climáticas, e contou com a colaboração do Centro Regional de Excelência em Educação para o Desenvolvimento Sustentável da Área Metropolitana do Porto – CRE.Porto.