Cultura

Quando a atualidade sobe ao palco do Campo Alegre

  • Notícia

    Notícia

desloca.jpg

O

Teatro Municipal do Porto continua no próximo fim de semana o ciclo de espetáculos incluídos no foco "Deslocações" e o Campo Alegre é o palco da reflexão sobre a temática do Ficar e do Partir, apresentando várias sessões que se inscrevem artisticamente em acontecimentos reais.


Nos dias 3 e 4 de março, o público é convidado a acompanhar o trabalho de artistas oriundos de países que atravessam ou atravessaram conflitos de guerra, nomeadamente, o espetáculo de Dorothée Munyaneza, oriunda do Ruanda. A artista evoca o tempo da sua infância para contar a violência do genocídio que ocorreu no seu país em 1994, por meio do teatro, da dança e da música.


Para ver, também, a obra de Mithkal Alzghair, proveniente da Síria. O seu trabalho apresenta, através da dança, a reconstrução da identidade a partir do corpo, numa mescla de tradição folclórica síria com coreografias militares e imagens de contextos de guerra. 


Neste momento da história atual, marcada por acontecimentos tão mediáticos quanto fraturantes, as artes performativas guiam o público através destes percursos únicos, fornecendo linhas de reflexão sobre as temáticas da guerra, da violência, do êxodo e dos refugiados.


O bilhete conjunto tem o preço de 12 euros e inclui entrada para os 2 espetáculos + Concerto + 2 sessões de cinema.


Mais informações aqui.