Educação

Qualifica regressa para ajudar os mais jovens a escolher futuro profissional

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_Qualifica_2019_06.jpg

Filipa Brito

O Município do Porto acompanha o regresso da Qualifica, feira de Educação, Formação, Juventude e Emprego, que combina empreendedorismo, aspirações profissionais, estratégias de mercado e planos de estudo. Depois de dois anos sem se materializar devido à pandemia, a 13.ª edição da iniciativa decorre entre 20 e 23 de abril, na Exponor.

Com um stand próprio, a Câmara do Porto apresenta, na Qualifica, aquilo que é o ensino profissional e a educação na cidade, facilitando aos futuros profissionais a escolha de novos caminhos quando se trata de escolher uma carreira ou perceber quais são os novos perfis e mentalidades que o mercado de trabalho procura.

A participação acontece em conjunto com a Cidade das Profissões, o espaço de informação e consultoria sobre a vida profissional e o mundo do trabalho promovido pela Câmara do Porto, para dar a conhecer aos jovens os serviços relacionados com Formação, Empregabilidade, Empreendedorismo e Competências - chaves essenciais ao mercado de trabalho.

O espaço da Câmara do Porto vai ser diferente em cada um dos dias da feira, de forma a destacar vários projetos, com diversas temáticas e múltiplos protagonistas. Além da Cidade das Profissões, marcam presença a JAPortugal, os agrupamentos de escolas Pereira de Melo, Leonardo Coimbra Filho e Rodrigues de Freitas, as escolas profissionais Perpétuo Socorro, Raul Dória e de Economia Social, a Escola Artística Soares dos Reis, a Academia Contemporânea de Espetáculos, o Conservatório de Música do Porto e o Instituto Multimédia Porto.

Nesta edição, serão partilhadas opções desde formações em tempo integral ou parcial, com interações presenciais das entidades formativas, desde o Ensino Profissional em Cabeleireiro, Restauração, por forma a melhor integrar o mercado de trabalho em contante evolução.

A Qualifica permite a quem a visita, especialmente o público mais jovem, um contacto com possíveis escolhas académicas nacionais e internacionais de qualidade e com diferentes opções e rumos profissionais.

Durante quatro dias, serão cerca de 140 expositores que fornecem toda a informação relevante para um caminho profissional de sucesso para o futuro dos jovens, com eventos que vão desde os desfiles de moda, às atuações de dança ou os workshops de arte criativa.