Sociedade

Quadruplica o número de projetos apoiados pelo Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo

  • Notícia

    Notícia

#mno_obras_ass_moradores_pasteleira_bairro_06.jpg

Miguel Nogueira

Vai a votos na reunião do Executivo Municipal marcada para segunda-feira, 9 de novembro, a atribuição de apoios no âmbito do Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense 2020. Com uma verba reforçada em relação à edição anterior, esta medida prevê apoiar um total de 97 projetos.

Será um número quatro vezes superior ao verificado em 2019, quando tinham sido apoiadas 24 das candidaturas apresentadas, e que reflete a ambição acrescida do Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense, cuja dotação foi duplicada, na sequência de uma proposta do presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, passando a dispor de 800 mil euros.

A atribuição destes apoios pelo Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense será submetida a votação pelos vereadores Catarina Araújo (Juventude e Desporto) e Fernando Paulo (Habitação e Coesão Social e Educação).

Os apoios atribuídos pelo Fundo Municipal de Apoio ao Associativismo Portuense dividem-se em quatro eixos - Coesão Social, Cultura e Animação, Desporto e Juventude e Ambiente - sendo avaliados pelo júri presidido pelo historiador, professor e cronista Hélder Pacheco segundo quatro critérios: o âmbito territorial dos beneficiários, o caráter da resposta, o efeito de complementaridade e a caracterização financeira. 

Este programa pretende reforçar o apoio prestado pelo Município às associações, coletividades e clubes da cidade que desenvolvem trabalho comunitário junto das populações, através da dinamização da vida cultural, recreativa e desportiva, disponibilizando às mesmas recursos que permitam contribuir para a sua atividade e renovação.

Para além do reforço das verbas atribuídas por este fundo municipal, a Câmara do Porto disponibilizou adicionalmente uma Linha de Apoio de Emergência às Associações do Porto, para dar resposta às dificuldades decorrentes da pandemia, que apoiou 186 associações com um montante global de 150 mil euros.