Economia

QSP Summit teve impacto de 8,4 milhões de euros na região do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_QSP_Summit_2022_16.JPG

Filipa Brito

Foi a edição com maior afluência de sempre e gerou um impacto económico direto na região na ordem dos 8,4 milhões de euros. A 15.ª edição da QSP Summit juntou, durante dois dias, na Exponor, três mil pessoas para debater e conhecer as práticas e tendências nas áreas de gestão e marketing.

Os números são da QSP, a consultora de marketing que organiza a cimeira, com base num estudo feito junto de quase 1/3 dos participantes, oriundos de 18 países diferentes, daquela que garantem ser a maior conferência do setor na Europa.

“Se somarmos o impacto mediático, estimado em 3,3 milhões de euros, logo o impacto total do evento ultrapassa os 11,7 milhões”, acrescenta, em comunicado, o diretor-geral da QSP. Para Rui Ribeiro, “é incontornável o dinamismo que a iniciativa traz às empresas e a capacidade que tem de mostrar novas ferramentas, perspetivas e soluções aos líderes”.

A análise feita pela consultora teve como base as características de consumo dos participantes, fazendo uma estimativa dos gastos em transportes, alojamento, restauração e atividades de lazer.

Com mais de metade dos participantes a residir fora da região do Porto, “os resultados apontam que, em média, cada conferencista fica alojado três dias e gasta à volta de 25 euros por refeição fora do recinto do evento”, refere a organização, não deixando de incluir as “saídas noturnas que significam um gasto médio de 18 euros”.

Entre os principais conferencistas, passaram pela QSP Summit Fareed Zakaria (CNN), Sally Eaves (Global Cyber Trust), Tom Raftery (SAP), Jane Thomason (Kasei Holdings), Delia García (L’Oréal) ou Rory Sutherland (Ogilvy UK).

O Município do Porto marcou presença, entre mais de 140 marcas, com um stand expositivo, e o vereador da Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, participou ainda num painel sobre o investimento no Aeroporto Francisco Sá Carneiro.