Economia

QSP Summit 2020 abre em março no Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota

  • Notícia

    Notícia

O QSP Summit, uma das maiores conferências de marketing da Europa, regressa pelo 14.º ano consecutivo, de 26 a 27 de março de 2020. Numa edição dedicada ao tema "Facing the Unknown", apresenta como "cabeça de cartaz" o norte-americano Malcolm Gladwell e, entre as novidades, tem preparada uma cerimónia de abertura no Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, no dia 25 de março, com a participação do economista Vítor Bento.

"Mais do que uma conferência, uma experiência", resumiu Rui Ribeiro, CEO e fundador do QSP Summit, na apresentação à comunicação social sobre a próxima edição do evento que, durante dois dias, vai trazer à cidade do Porto 50 oradores nacionais e internacionais de renome.

Começando por Malcolm Gladwell, colunista regular do New York Times e autor de cinco best-sellers: "The Tipping Point", "Blink", "Outliers", "What the Dog Saw" e "David and Goliath: Underdogs, Misfits and the Art of Battling Giants", revelou.

O norte-americano, que lançou recentemente o livro "Talking to Strangers", já editado em Portugal, foi nomeado uma das 100 personalidades mais influentes do mundo pela revista TIME e um dos "Top Global Thinkers" pela Foreign Policy. No QSP Summit, Malcolm Gladwell vai estar no main stage (palco principal) para uma apresentação sobre inovação e, no palco "Thinkers Hall", para falar sobre o seu último trabalho.

Aquele que "foi o primeiro summit a realizar-se em toda a Europa", tem granjeado o reconhecimento europeu e mundial e diferencia-se pelo conceito de "full event", oferecendo um conjunto vasto de experiências, ao longo dos 20 mil metros quadrados que vai ocupar na Exponor, durante dois dias. Além das conferências, segmentadas por 7 palcos, reserva uma zona de exposição com a participação de 120 empresas, que vão colocar à disposição dos conferencistas um conjunto de interações dinâmicas, concursos e alimentação gratuita disponível em 25 restaurantes.
São esperados mais de 2.500 participantes.

Em 13 edições, "o evento registou um crescimento de 475%" e, só no último ano, atraiu mais de 2.300 participantes, informou o CEO do evento. Dados que, para o vereador da Economia, Turismo e Comércio, Ricardo Valente, "representam o espírito empreendedor do Porto e da Região Norte, de fazer acontecer", de forma sustentada.

"Este é o tipo de eventos que tem de ser acarinhado do ponto de vista de cidade, região e país, não só pela qualidade enorme dos oradores que cá vêm, mas também porque "trás gente altamente qualificada", justificou o vereador, em representação do Município do Porto, que apoia o QSP Summit.

Na apresentação, que decorreu na Fundação AEP, participaram ainda o presidente do Turismo do Porto e Norte de Portugal, Luís Pedro Martins, o presidente da Associação Empresarial de Portugal (AEP), Luís Miguel Ribeiro, o vice-presidente da Câmara de Matosinhos, Fernando Rocha, entre outras personalidades.

Cerimónia de abertura no Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota

Com o objetivo de "consolidar a experiência do evento a todas as dimensões", a 14.ª edição do QSP Summit vai, pela primeira vez, acrescentar ao formato uma sessão inaugural, a realizar-se no renovado Super Bock Arena - Pavilhão Rosa Mota, no dia 25 de março, entre as 17 e as 19 horas, "reservado a convidados, jornalistas e autoridades", informou Rui Ribeiro.

Vítor Bento, um dos mais reputados economistas nacionais, fará uma apresentação durante a cerimónia.

Destaques do programa

Pelo palco principal vão passar oito oradores, desafiados a comentar o tema desta edição, "Facing the Unknown". Além de Malcolm Gladwell, são eles Keith Weed, presidente da Advertising Association e considerado "o diretor de marketing mais influente do mundo", pela revista Forbes em 2017, 2018 e 2019; Martin Wezowski, designer responsável pela estratégia de tecnologia e inovação da SAP; Jennifer Petriglieri, professora associada em Comportamento Organizacional, no INSEAD (Instituto Europeu de Administração de Empresas); Rob Campbell, head of strategy na R/GA EMEA; Arun Sundararajan, professor de Gestão e Negócios na New York University (NYU) e autor do best-seller "The Sharing Economy"; Lauren deLisa Coleman, analista de tendências "digi-cultural"; e Scott Morrison, fundador e impulsionador do The Boom!.

Ainda dentro da temática, as worklabs vão focar-se em temas mais específicos da atualidade e desafios da gestão, marketing, inovação, formação, recursos humanos, luxo, tecnologia, liderança, media, entre outros, com a participação de profissionais de topo, em representação de empresas como a Amazon, L'Oreal, Farfetch, Montblanc, Galp, entre muitas outras.

+ Info: QSP Summit