Inovação

PWIT Awards destacam mulheres que se notabilizaram no mercado tecnológico nacional em 2023

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

pwit_awards.jpg

DR

A Alfândega do Porto recebeu a cerimónia de entrega de prémios da sexta edição dos PWIT Awards, evento suportado pela iniciativa municipal Convocatória Aberta.

Partindo de um total de cinco mil nomeações identificadas numa fase inicial, a comunidade PWIT elegeu 11 vencedoras da edição 2023, distribuídas por categorias que abrangeram as diferentes áreas do sector tecnológico, com a preocupação de reconhecer a inovação e a excelência. As categorias incluíram áreas como engenharia, análise de dados, fundadora/cofundadora, gestão de produto, melhor startup nacional fundada por uma mulher, gestão operacional e inovação, entre outras.

O apoio da Convocatória Aberta permitiu trazer oradores de referência e celebrar o ecossistema tech, no feminino, com a presença de players locais e nacionais. Para além da atribuição de prémios, na semana que antecedeu o evento da entrega foi promovido um conjunto de sessões gratuitas de partilha de conteúdo e de conhecimento técnico.

Os PWIT Awards foram criados, em 2018, para celebrar as mulheres que contribuem, ativamente, para a construção de um ecossistema de inovação e tecnologia plural e inclusivo. A atividade demonstra a diversidade e o talento da comunidade tecnológica portuguesa, quebrando barreiras e inspirando a próxima geração de mulheres na tecnologia.

Relembre-se que a Convocatória Aberta é uma iniciativa promovida pelo Município do Porto, enquadrada na estratégia para a inovação e transição digital, sob coordenação da Porto Digital, através da plataforma Porto Innovation Hub. Nesta que é a sua sexta edição conta com o apoio da UPTEC – Parque da Ciência e da Tecnologia da Universidade do Porto. Esta iniciativa destina-se a apoiar entidades e organizações coletivas, nacionais ou estrangeiras que apresentem atividades promotoras do desenvolvimento do ecossistema tecnológico da cidade do Porto, atribuindo um apoio máximo de 10 mil euros a cada atividade.