Desporto

Provas de orientação estão de regresso para potenciar a descoberta da cidade

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

orientacao.jpg

Andreia Merca

A partir de novembro e até dezembro, as manhãs de sábado são preenchidas com provas de orientação e contam com percursos diferentes em cada sessão. O ponto de partida e chegada é que será sempre o mesmo: o átrio do Batalha Centro de Cinema.

A Câmara Municipal do Porto, através da Ágora, associa-se novamente ao Grupo Desportivo Quatro Caminhos para organizar mais uma edição da Orientação na Baixa.

A partir do primeiro sábado do mês de novembro, entre as 10 e às 12h30, será possível participar em cinco provas de orientação que utilizam "remos" a marcar os monumentos da Porto 2001 – Capital Europeia da Cultura como pontos de controlo do percurso. Cada elemento ou grupo participante terá de fazer prova de passagem nesse local.

A iniciativa, além de ajudar a descobrir a cidade, leva a modalidade a um público mais vasto, já que se trata de uma atividade cuja participação é gratuita (mediante inscrição), e abrange todas as pessoas interessadas, independentemente do grau de experiência (incluindo crianças).

Esta atividade decorre aos sábados de manhã, nos dias 4 e 18 de novembro e 2, 9 e 23 de dezembro. O percurso é sempre diferente em cada sessão, sendo o local de concentração dos participantes o mesmo: no átrio do Batalha Centro de Cinema (Praça da Batalha n.º 47).

As áreas de abrangência são as seguintes:

Limite norte: Rua da Torrinha, Rua de Cedofeita, Rua dos Bragas, Rua dos Mártires da Liberdade, Praça da República, Rua de Gonçalo Cristóvão;
Limite este: Rua de Santa Catarina, Rua da Firmeza, Rua da Alegria, Praça dos Poveiros, Rua das Fontainhas;
Limite sul: Rio Douro, Avenida Gustavo Eiffel, Ribeira, Cais da Estiva, Rua Nova da Alfândega;
Limite oeste: Calçada de Monchique, Rua Sobre o Douro, Rua da Restauração, Rua de Jorge de Viterbo Ferreira, Rua de Dom Manuel II, Rua da Boa Nova, Rua da Maternidade, Rua da Boa Hora.

As inscrições são gratuitas e estão disponíveis neste formulário.