Desporto

Provas de orientação estão de regresso à Baixa a partir de sábado

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#JQ_22ABRIL_PORTO_CITY_RACE_12#JQ_22ABRIL_PORTO_CITY_RACE_12.jpg

João Queirós

A proposta consiste num percurso de orientação turístico, entre as 10 e as 13 horas, com passagem por alguns monumentos emblemáticos da cidade ou locais de interesse turístico. A participação é gratuita, mas requer inscrição.

A Câmara do Porto associa-se novamente ao Grupo Desportivo Quatro Caminhos para organizar mais uma edição da Orientação na Baixa, desta vez em período de outono/inverno e tendo como local de concentração, partida e chegada o Mercado Temporário do Bolhão.

A primeira prova é já neste sábado, dia 30 de outubro. Até ao fim do ano, haverá ainda mais seis edições, respetivamente a 13, 20 e 27 de novembro e a 4, 11 e 18 de dezembro, sempre entre as 10 e as 13 horas.

Ao contrário da tradicional Porto City Race, a atividade que agora se inicia não terá qualquer caráter competitivo, pretendendo ser uma forma de aprendizagem da modalidade, em comunhão com a cultura e o turismo.

Assim, será utilizado o mapa de orientação do Porto Património Mundial e o sistema de controlo manual com alicate e cartão em papel. Nos pontos de controlo existirá uma baliza em miniatura e um alicate.

Para facilitar a componente logística, vão ser utilizados como posto de controlo os remos colocados junto aos monumentos. Os códigos dos pontos de controlo serão os mesmos que estão inscritos nos referidos remos.

A participação é gratuita e aberta a todos. Para os principiantes, haverá a possibilidade de acompanhamento por monitores da organização. As inscrições para cada sessão podem ser realizadas através desta ligação.