Proteção Civil

Proteção civil municipal promove simulacros de incêndio nas escolas do 1.º ciclo

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_simulacro_escola_Noema_12.jpg

Filipa Brito

De outubro a dezembro, o projeto Prevenir para Proteger regressa em força às escolas do 1.º ciclo da rede pública do Porto. As ações de sensibilização são asseguradas pela Câmara do Porto, através da Proteção Civil Municipal, e contemplam a realização de simulacros de incêndio urbano.

A aposta ativa no reforço de uma cultura de segurança na cidade é uma prioridade para o Município do Porto. Em cada início de ano letivo, e em parceria com as escolas do 1.º ciclo da rede pública, a Proteção Civil Municipal desloca-se aos estabelecimentos de ensino para consciencializar para a importância de padronizar procedimentos de autoproteção em caso de incêndio, de uma forma pedagógica e lúdica.

Este ano, para que as ações sejam mais dinâmicas, foi introduzida uma novidade no material de suporte às atividades. Além do vídeo, as crianças são desafiadas a participar num jogo digital em que aprendem as medidas de autoproteção em caso de incêndio e as regras a observar nos simulacros.

As ações inserem-se no projeto Prevenir para Proteger, que resulta de uma parceria entre várias áreas de atuação da Câmara do Porto, envolvendo a Proteção Civil, a Educação, o Batalhão de Sapadores Bombeiros e a empresa municipal Domus Social.