Proteção Civil

Proteção Civil Municipal junta 20 entidades para simulacro de grande escala

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_exercicio_celulex_BSB_05.JPG

Filipa Brito

No âmbito do Plano Municipal de Emergência de Proteção Civil, a Câmara Municipal do Porto irá promover um exercício à escala real (livex), que contará com a participação de vários agentes de Proteção Civil, entidades e organismos de apoio e respetivos meios.

O “Porto Hazmat 22” é um exercício que visa testar o plano municipal, que se encontra em fase de revisão, no sentido de alcançar um instrumento de planeamento de última geração, em observância dos critérios e normas técnicas em vigor.

O exercício foi idealizado para um cenário de acidente no transporte terreste de mercadorias perigosas. No decurso deste exercício, irão ocorrer situações de emergência simulada que poderão motivar restrições à circulação de pessoas e viaturas. Solicita-se da parte da população a manutenção das rotinas diárias, em situação de normalidade, e a melhor compreensão para a absoluta necessidade de realizar esta ação, assim como o cumprimento das instruções que forem transmitidas pelas autoridades no local.

O simulacro terá lugar na Avenida 25 de Abril (Campanhã). De modo a garantir condições de segurança à mobilidade de pessoas e veículos, será necessária a implementação de condicionamentos de trânsito e estacionamento. Assim, a partir de hoje, serão realizadas as seguintes alterações à mobilidade rodoviária:

Entre as 17 horas desta segunda (dia 28) e as 15 horas desta terça-feira (dia 29), condicionamento de estacionamento, conforme sinalização a estabelecer no local:
- Avenida 25 de Abril, arruamento norte, no troço compreendido entre a Rua Fernando Moreira da Silva e a Praça das Flores;
- Praça das Flores:
arruamento nascente, em ambos os lados, em toda a sua extensão;
arruamento norte, em ambos os lados, no troço compreendido entre a Avenida 25 de Abril e a Rua de S. Roque da Lameira;
- Rua Prof. Ernesto Morais, em ambos os lados, em toda a sua extensão;
- Rua de S. Roque da Lameira, junto ao n.º 2279, numa extensão de aproximadamente 11 metros (dois lugares de estacionamento).

Nesta terça-feira, dia 29 de novembro, entre as 6 e as 15 horas, condicionamento de trânsito com corte de via, conforme sinalização a estabelecer no local:
- Avenida 25 de Abril, arruamento norte, no troço compreendido entre a Rua Fernando Moreira da Silva e a Praça das Flores;
- Praça das Flores:
arruamento nascente, em toda a sua extensão;
arruamento norte, no troço compreendido entre a Avenida 25 de Abril e a Rua de S. Roque da Lameira;
- Rua Prof. Ernesto Morais, em toda a sua extensão.

Ainda nesta terça-feira, entre as 6 e as 15 horas, condicionamento de trânsito com estreitamento de via, conforme sinalização a estabelecer no local:
- Avenida 25 de Abril, arruamento sul, no troço compreendido entre a Praça das Flores e a interseção com a rotunda, numa extensão de aproximadamente 420 metros.

Consulte todos os condicionamentos de trânsito, em tempo real, na Plataforma de Trânsito do Município.