Proteção Civil

Proteção Civil Municipal agrava e prolonga aviso de chuva forte e persistente

  • Notícia

    Notícia

#fib_mau_tempo_alerta_vermelho_03.jpg

Filipa Brito

De acordo com as previsões, as condições meteorológicas adversas vão prolongar-se até às primeiras horas de quarta-feira, 21 de outubro. A Proteção Civil Municipal elevou ao nível laranja o aviso para precipitação, por vezes forte e persistente.

No seguimento das recomendações emitidas no domingo, a Proteção Civil Municipal procedeu a uma atualização do aviso para precipitação e vento forte.

As previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) foram atualizadas e, devido à passagem da depressão Bárbara, o Porto passou a estar com avisos laranja para precipitação.

O agravamento das condições meteorológicas foi estendido, para já, até dia 21 de outubro, quarta-feira.

O Porto encontra-se já sob aviso amarelo para precipitação, sendo que a partir das 18 horas a Proteção Civil Municipal elevará o nível para laranja. O período das 18 às 21 horas desta segunda-feira deverá trazer chuva por vezes forte e persistente.

O cenário repete-se na terça-feira, dia 20, com aviso amarelo de precipitação entre as 06 e as 09 horas. Das 09 às 18 horas de terça-feira estará em vigor um aviso laranja, tendo em conta a possibilidade de períodos de chuva por vezes forte e persistente.

A partir das 18 horas de terça-feira e até às 06 horas de quarta-feira, 21 de outubro, a previsão de períodos de chuva por vezes forte justifica o aviso amarelo da Proteção Civil Municipal.

Relativamente ao vento forte de sul, para o qual foi emitido um aviso amarelo, as rajadas poderão atingir os 80 km/h, devendo o período mais crítico ocorrer entre as 12 e as 21 horas do dia 19 de outubro, segunda-feira.

Lançando o olhar para diante, a Proteção Civil Municipal admite vir a existir alguma agitação marítima no próximo fim de semana.

A Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções, solicitando especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes. Aconselha também uma atitude preventiva e de precaução relativamente a equipamentos móveis ou amovíveis - equipamentos de esplanadas, estruturas de apoio a festividades, andaimes, bekaerts, lonas publicitárias, placards e outras estruturas suspensas - que necessitem de reforçar a sua fixação ou ser retirados.

Este serviço municipal recomenda ainda a desobstrução dos escoamentos, a redução da velocidade dos veículos e o acréscimo de prudência devido ao piso escorregadio e à possibilidade de formação de lençóis de água e de inundações rápidas.

A Câmara do Porto, através do Pelouro dos Transportes, Fiscalização e Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas, e difundirá os avisos necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, consultando a atualização do AVISO 10/2020.

Em caso de emergência contacte o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do número 225 073 700.