Proteção Civil

Proteção Civil ensina população a proteger-se quando "a terra treme"

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_terra_treme_20.JPG

Miguel Nogueira

O Serviço Municipal de Proteção Civil, em colaboração com a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil (ANEPC), celebra amanhã, dia 14, a 11.ª edição do exercício público de sensibilização para o risco sísmico, denominado "A Terra Treme". Trata-se de um exercício nacional que visa capacitar a população a saber como agir em caso de sismo. No caso do Porto vai decorrer em duas instituições, pelas 11h14: Palácio da Justiça e Escola Profissional Infante D. Henrique.

Organizado, anualmente, pela ANEPC, em colaboração com diversas entidades públicas e privadas, a "Terra Treme" pretende sensibilizar a população para o risco sísmico e medidas de autoproteção a tomar, incluindo a divulgação dos três gestos que salvam: Baixar-Proteger-Aguardar.

Com esta iniciativa, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil tem procurado alargar a reflexão e o debate em torno da temática do risco sísmico e a participação neste exercício a todos os sectores da sociedade civil.

Partilhando deste objetivo, o Serviço Municipal de Proteção Civil promove a dinamização de ações de sensibilização e de divulgação da iniciativa por todas as faixas etárias, procurando, desta forma, contribuir também para o envolvimento ativo e resiliência da população, em caso de acidente grave e catástrofe, em resultado de sismo. Por isso, este ano, o exercício envolver duas instituições distintas da cidade: o Palácio da Justiça e a Escola Profissional Infante D. Henrique.

Para os mais novos, o Serviço Municipal de Proteção Civil criou um filme que pretende sensibilizar para as questões da proteção civil, em caso de risco sísmico.