Proteção Civil

Proteção Civil ensina jovens a proteger-se quando “a terra treme”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Desta vez, o “tremor de terra” teve hora marcada para que, um dia que seja real, todos saibam como se proteger. A iniciativa “A Terra Treme” é promovida todos os anos pela Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e, nesta quarta-feira, encontrou os alunos da Escola EB1/JI de Miosótis, no Porto, com a lição bem estudada.

Eram 11h09 quando o alarme da escola soou, mas ninguém ficou alarmado. Há dias que vêm aprendendo o exercício elementar em caso de sismo: Baixar-Proteger-Aguardar. E assim fizeram.

Dirigiram-se para debaixo das mesas da sala de aula para se proteger de objetos – neste caso – fictícios que poderiam cair e ali aguardaram as instruções da equipa do Serviço Municipal de Proteção Civil do Porto até que fosse “realmente” seguro voltar à aula.

O objetivo da iniciativa nacional “A Terra Treme” é o de sensibilizar os mais novos, mas também toda a comunidade escolar, sobre o risco sísmico e promover a adoção de medidas de autoproteção. Um gesto que, lembra a Proteção Civil, “pode salvar vidas”.

No final do exercício, por terem a lição bem estudada, os alunos receberam brindes temáticos e assistiram a um filme realizado pela Proteção Civil do Porto onde o protagonista é o “Esquadrão Aliados”.