Proteção Civil

Proteção Civil avisa para risco de cheia nas zonas ribeirinhas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_cheias_06.jpg

Miguel Nogueira / Arquivo

A Proteção Civil Municipal informa que o agravamento das condições meteorológicas e as previsões para as próximas horas fazem admitir a ocorrência de cheias nas zonas ribeirinhas do Porto. Os locais historicamente mais vulneráveis como o Postigo do Carvão e Cais do Ouro podem vir a ser afetados.

Na sequência do comunicado hidrológico da Capitania do Porto do Douro - que aponta o nível de alerta de cheia amarelo para o estuário e para as albufeiras de Crestuma, Carrapatelo, Bagúste, Valeira, Pocinho e Torrão, e alerta de cheia laranja para a albufeira de Carrapatelo – o serviço municipal de Proteção Civil apela à maior prudência e à tomada de todas as precauções possíveis.

“Verificando-se a precipitação que está prevista para amanhã, esperam-se efeitos nos caudais e consequentemente nas cotas do rio Douro e afluentes a partir do final do dia de amanhã (20 de fevereiro), podendo agravar durante o dia de domingo (21 de fevereiro), não sendo ainda possível quantificar esse aumento, mas recomenda-se a todos os agentes de Proteção Civil que atuem nos pontos mais vulneráveis a inundações, como a foz do rio Sabor, o cais do Pinhão, zona ribeirinha da cidade de Peso da Régua, cais de Bitetos, foz do rio Tâmega e zonas ribeirinhas do Estuário. Relativamente ao estuário, antecipa-se a possibilidade de na preia-mar das 21:21 de sábado (20 de fevereiro) e nas preia-mares de domingo (21 de fevereiro), a água possa atingir a cota o Postigo do Carvão/Cais do Ouro”, pode ler-se na informação disponibilizada pela Capitania do Porto do Douro.

Assim, a Proteção Civil Municipal solicita especial atenção durante as preia-mar dos dias 20 e 21, sábado e domingo, que poderão provocar inundações por transbordo de linhas de água nas zonas historicamente mais vulneráveis.

Preias-mar:

  • Dia 20 de fevereiro às 21h21 – altura da maré 2,5m;
  • Dia 21 de fevereiro às 10h04 – altura da maré 2,4m;
  • Dia 21 de fevereiro às 22h49 – altura da maré 2,5m.

A Câmara do Porto, através Pelouro dos Transportes, Fiscalização e Proteção Civil e a Capitania do Porto do Douro/Centro de Previsão e Prevenção de Cheias estão a acompanhar a evolução da situação, apelando às populações das zonas ribeirinhas para que se mantenham vigilantes e informadas.

Consulte ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, através do AVISO 08/2021.

Em caso de emergência contacte o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do número 225 073 700