Proteção Civil

Proteção Civil alerta para previsão de precipitação forte até sábado

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_mau_tempo_alerta_vermelho_03.jpg

Filipa Brito

O Serviço Municipal de Proteção Civil avisa para a existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas entre amanhã e sábado, nomeadamente, precipitação forte.

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), prevê-se a ocorrência precipitação, por vezes forte e persistente, até às 18h00 de sábado, dia 29 de outubro. O período mais crítico, correspondente à duração do aviso laranja, encontra-se previsto entre as 09h00 e as 15h00 de amanhã, sexta-feira, dia 28 de outubro.

Deste modo, a Proteção Civil Municipal recomenda à população que tome as devidas precauções, solicitando especial atenção para a adoção de uma condução defensiva, a redução da velocidade dos veículos e o acréscimo de prudência devido ao piso escorregadio e à possibilidade de formação de lençóis de água e de inundações rápidas.

Este serviço municipal recomenda ainda a desobstrução dos sistemas de escoamento das águas pluviais - como bueiros, algerozes e caleiras - e a retirada de inertes e outros objetos que possam ser arrastados ou criem obstáculo ao livre escoamento das águas. Desaconselha também a permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores.

A Câmara do Porto, através do pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto e pelouro dos Recursos Humanos e Serviços Jurídicos e Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Veja ao pormenor os efeitos prováveis deste agravamento meteorológico e as medidas de prevenção que deve tomar, consultando o aviso em anexo.

Em caso de emergência, os munícipes devem contactar o 112 ou o Regimento de Sapadores Bombeiros do Porto, através do número 225 073 700.