Proteção Civil

Proteção Civil alerta para ocorrência de vento forte durante a manhã

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#mno_vento_chuva_fortes_01.jpg

Miguel Nogueira

A Proteção Civil coloca a cidade do Porto em alerta para o agravamento das condições meteorológicas durante a manhã desta terça-feira, principalmente quanto ao vento forte. De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), preveem-se rajadas de vento que podem atingir os 75 km/h no litoral, além de períodos de chuva.

Assim, a Proteção Civil recomenda à população que tome as devidas precauções, solicitando especial atenção na circulação, permanência e estacionamento junto a áreas arborizadas, devido à possibilidade de queda de ramos ou árvores, em virtude dos ventos fortes.

Este serviço municipal aconselha também uma atitude preventiva e de precaução relativamente a equipamentos móveis ou amovíveis – equipamentos de esplanadas, estruturas de apoio a festividades, andaimes, bekaerts, lonas publicitárias, placards e outras estruturas suspensas – que necessitem de reforçar a sua fixação ou ser retirados.

É igualmente recomendada a desobstrução dos escoamentos das águas pluviais, a redução da velocidade dos veículos e o acréscimo de prudência devido ao piso escorregadio e à possibilidade de formação de lençóis de água e de inundações rápidas.

A Câmara do Porto continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas e difundindo os avisos julgados necessários.

Em caso de emergência os munícipes devem contactar o 112 ou o Batalhão de Sapadores Bombeiros do Porto através do número de telefone 225 073 700.