Sociedade

Proteção Civil alerta para o agravamento do mau tempo

  • Notícia

    Notícia

#mno_alertavermelho.jpg

O Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) emitiu um aviso vermelho devido a previsões de agravamento do mau tempo no Porto, neste domingo e na segunda-feira.

A Proteção Civil Municipal avisa para a existência de previsões que apontam para um agravamento das condições meteorológicas nos próximos dias na zona do Porto, nomeadamente para períodos de chuva e vento forte e um aumento significativo da agitação marítima.   

De acordo com o IPMA, encontra-se prevista a ocorrência de períodos de chuva e vento forte a partir do meio-dia de domingo até à manhã de segunda-feira, dias 10 e 11 de dezembro, respetivamente.

Encontra-se também previsto um aumento significativo da agitação marítima a partir da tarde deste domingo, com ondas de sudoeste que podem atingir os 5 a 6 metros, e com alturas máximas que poderão atingir os 10 metros, até ao final da tarde de segunda-feira, dia 11.

A Proteção Civil Municipal recomenda, assim, à população que tome as devidas precauções, apelando ao respeito pelos perímetros de segurança que serão estabelecidos para peões junto da orla costeira e acessos aos molhes, mas também aos eventuais cortes de trânsito que seja necessário implementar nestas zonas.

A Proteção Civil desaconselha ainda a circulação e permanência junto à zona costeira e apela a que não se pratique qualquer atividade relacionada com o mar.
Recomenda também um cuidado acrescido na circulação junto da orla costeira, zonas ribeirinhas e da Foz, já que se trata de zonas historicamente mais vulneráveis à ondulação. É ainda desaconselhado o estacionamento junta da orla marítima, nomeadamente na Avenida D. Carlos I. 

A Câmara Municipal do Porto, através do Pelouro dos Transportes, Fiscalização e Proteção Civil, continuará a acompanhar permanentemente a atualização destas previsões, implementando todas as medidas preventivas e de segurança adequadas, e difundirá os avisos que julgue necessários.

Notícia atualizada às 22 horas.