Sociedade

Protagonistas da Juventude avaliam Estratégia do Porto 4.0 para robustecer objetivos

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O Município reuniu com diversas entidades e organizações, protagonistas da Estratégia da Juventude do Porto 4.0, para uma avaliação intermédia da missão. Sessão no Porto Innovation Hub assumiu-se como uma oportunidade de integração de informação, fundamental para o robustecimento do documento e de criação de sinergias entre os vários envolvidos.

Considerando este um momento crucial da avaliação da estratégia, o Município reforça a importância de auscultar os jovens como agentes ativos de mudança e co construtores do seu próprio futuro.

Perante um grupo de trabalho constituído por representantes de organizações governamentais, não-governamentais, associações juvenis, empresas ou instituições de ensino superior, o pelouro da Juventude assegurou estar comprometido em trabalhar em estreita colaboração com todas as partes interessadas para desenvolver e implementar políticas de juventude verdadeiramente eficazes e impactantes, que promovam o pleno potencial dos jovens e contribuam para uma sociedade verdadeiramente justa, inclusiva e próspera para todos.

A Estratégia da Juventude do Porto 4.0 assenta em cinco objetivos: empregabilidade jovem, aprendizagens de qualidade, diversidade e igualdade de oportunidades, ambiente e desenvolvimento sustentável, e participação jovem.

Nesse sentido, as políticas não devem constituir meras diretrizes, mas instrumentos ativos de transformação social e económica, capazes de criar oportunidades tangíveis e sustentáveis para os jovens.

Para que as políticas se encontrem orientadas para o futuro, antecipando as necessidades e desafios emergentes que os jovens enfrentarão, importa uma abordagem proativa na promoção da inovação, do empreendedorismo e do desenvolvimento de competências digitais, preparando os jovens para um mundo em constante evolução.

Participaram nesta avaliação intermédia da Estratégia da Juventude do Porto 4.0 representantes da Universidade Fernando Pessoa, do Instituto Português do Desporto e Juventude, do Politécnico de Porto, do Instituto do Emprego e Formação Profissional, da Federação Académica do Porto, da Associação Nacional de Jovens Empresários, da Fundação da Juventude, da Inspire Future, da Universidade Portucalense Infante D. Henrique, da Universidade Católica Porto, do Conselho Nacional da Juventude e da Agência ERASMUS +.

Esta é já a quinta sessão promovida pelo Município do Porto. Iniciados em janeiro, os encontros já reuniram com jovens em torno dos objetivos estratégicos da empregabilidade jovem e das aprendizagens de qualidade. Até final de março, terão lugar outras nove reuniões com jovens, mas também com outras partes intervenientes, entre elas unidades orgânicas da Câmara do Porto e empresas municipais.