Urbanismo

Propostas para intervenção nas Avenidas Atlânticas abertas a auscultação pública

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_avenida_brasil.JPG

Filipa Brito

As propostas do Município do Porto para reconversão das avenidas do Brasil e de Montevideu estão em auscultação pública para recolher a opinião dos portuenses, na plataforma avenidasatlanticas.cm-porto.pt, até 31 de março. Afirmar a segurança e reconciliar os cidadãos com o espaço são os grandes objetivos de uma futura intervenção nas Avenidas Atlânticas.

Para ambas as avenidas, a proposta A mantém as quatro vias de circulação automóvel, estacionamento longitudinal e ciclovia. As vias de rodagem passam a ter 3,05m cada e a ciclovia aumenta para 2,50m. É introduzida uma floreira como elemento de segurança relativamente aos automóveis. A intervenção implica a redução do passeio marítimo, que ficará com 7,70m na Avenida do Brasil e 7m na Avenida de Montevideu, e à deslocação de iluminação, paragens de autocarro, mupis, entre outras infraestruturas.

Uma segunda proposta (B) mantém a largura do canal viário existentes nas Avenidas Atlânticas. A ciclovia passa para a cota do passeio marítimo e a segurança entre a ciclovia e a zona pedonal é conseguida com recurso a bancos e floreiras. A manutenção da faixa das infraestruturas existentes o que implica a redução do passeio para 5,50m na Avenida do Brasil e para 4,30 na Avenida de Montevideu.

A terceira proposta para a reconversão das Avenidas Atlânticas apresenta duas versões. Na versão C, também é mantida a largura atual do canal viário, mas este passa a dispor apenas de três vias de circulação automóvel - uma no sentido Sul-Norte e duas no sentido Norte-Sul – e de uma ciclovia. Entre os dois modos, é introduzida uma floreira para segurança de ciclistas e automobilistas. Em ambas as avenidas, o passeio marítimo mantém a largura existente.

A versão C1 assume-se como uma variante da proposta C, mas apresenta apenas uma via de circulação automóvel para cada sentido, com uma faixa central para permitir viragens a nascente. Esta solução permite a qualificação do ambiente urbano das Avenidas Atlânticas mediante a introdução de floreiras, arborização e pintura do pavimento central.

Auscultação pública até 31 de março

As propostas agora a auscultação pública foram apresentadas na passada quinta-feira, numa sessão que contou com a presença do vereador do Urbanismo e Espaço Público, Pedro Baganha, e com o presidente da União das Freguesias de Aldoar, Foz do Douro e Nevogilde, Tiago Mayan Gonçalves.

Pedro Baganha sublinhou que, ainda que algumas soluções sejam “mais simples e rápidas, outras mais complexas, mais lentas e mais caras”, o Município olha para esta auscultação “com as cartas na mesa”, estando, inclusive, aberto a “soluções que não nos ocorreram”.

Na plataforma avenidasatlanticas.cm-porto.pt, encontram-se todas as propostas para consulta, assim como o espaço para partilha de opiniões. O período de auscultação pública termina no dia 31 de março, a que se seguirá o debate com os partidos políticos para que seja escolhida a solução a implementar.