Turismo

Propostas para conhecer a cidade a pé ganham selo “Confiança Porto”

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_turismo_percursos_pedestres_porto.jpg

Filipa Brito

Assumindo “uma expressão cada vez mais relevante no produto turístico da cidade”, os passeios turísticos pedestres vão passar a ser reconhecidos pelo programa municipal “Confiança Porto”. Objetivo do Executivo é descentralizar e regular os fluxos turísticos, criando novos polos de atração na cidade.

A proposta, assinada pela vereadora do Turismo, Catarina Santos Cunha, sublinha como o Município do Porto procura “valorizar o território na sua globalidade, através da descentralização e regulação dos fluxos turísticos e da criação de novos polos de atração turística que aumentem o número de noites que cada turista pernoita na Cidade, impactando positivamente a experiência”.

Neste âmbito, é reconhecido o papel dos passeios pedestres na “fomentação da dinamização da economia local e no reforço da atratividade dos recursos”.

O programa municipal “destina-se a todos os que organizam e/ou promovem passeios pedestres guiados na cidade do Porto, bem como aos seus promotores nas plataformas online ou outros canais promocionais, agências de viagem ou operadores turísticos e pessoas singulares”.

Visa “contribuir para qualificar a oferta turística ao nível dos conteúdos a transmitir aos turistas e organizar a distribuição espacial pelo território dos grupos participantes”.

Quem quiser candidatar-se ao selo “Confiança Porto” terá acesso a um programa de formação de forma a ajudar na implementação dos novos conteúdos/narrativas. A adesão será feita, em breve, através do preenchimento de formulário no Portal do Munícipe.

Criado em 2021, o “Confiança Porto” nasceu para “contribuir para a qualidade da oferta de alojamento e para uma experiência turística de elevada qualidade”. Ao programa, acresce, desde setembro, a nova visão do Município para a sustentabilidade do turismo que “privilegia a interação dos visitantes com a cultura, o ambiente e a população local e promove a difusão de narrativas sobre a história da cidade que respeitem a sua autenticidade e singularidade”.

A proposta de aprovação das Normas e Condições do “Programa Municipal de Reconhecimento Confiança Porto - Passeios Turísticos Pedestres” teve as abstenções do Partido Socialista e da CDU.