Sociedade

Propostas culturais para as manhãs e sugestões para ficar em casa neste fim de semana

  • Notícia

    Notícia

#DR_porto_post_doc_david_byrne_american.jpg

DR

Atividades culturais fora de portas durante as manhãs de sábado e domingo, e sugestões para aproveitar em família no conforto e segurança do lar, são as propostas do “Porto.”, cumprindo assim o recolhimento obrigatório imposto durante os próximos dias.

O dever de permanência em casa, a proibição de circulação entre concelhos e o encerramento obrigatório de todos os equipamentos e estabelecimentos, salvo algumas exceções, entre as 13 e as 5 horas da madrugada de sábado e domingo, mantém-se em vigor. Contudo, apesar das fortes medidas restritivas, para os residentes na cidade do Porto é possível desfrutar de atividades variadas durante as manhãs deste fim de semana em alguns espaços culturais da cidade, cumprindo com rigor as medidas estipuladas pelo Estado de Emergência. Em alternativa, pode permanecer em casa e fruir de algumas das propostas que deixamos a seguir.

A 7.ª edição do Porto/Post/Doc continua a proporcionar sessões dedicadas à sétima arte. Sob o mote “A Cidade do Depois”, a programação deste fim de semana reúne exibições presenciais, nas salas do Teatro Municipal do Porto - Rivoli, a pensar em toda a família. Neste sábado de manhã, às 11 horas, além da exibição de vários filmes a pensar nos mais pequenos, está também marcada a última sessão do documentário “David Byern’s American Utopia”, de Spike Lee, que traz para o ecrã uma encenação do espetáculo apresentado na Broadway pelo ex-vocalista da banda Talking Heads, num apelo à união entre todos e num convite a celebrar a vida.

A par deste programa, o ciclo cinematográfico disponibiliza online os filmes em competição, na página oficial do festival. Pode adquirir o passe online (que tem o custo de 12 euros) e ter acesso, sem sair de casa, a um total de 58 películas, ou pode ainda alugar os filmes individualmente.

Um pouco mais a ocidente um outro programa matinal, este propositadamente pensado para bebés entre os 18 e os 36 meses. Trata-se do projeto educativo "Ler antes de Ler", da Biblioteca Municipal Almeida Garrett (BMAG), que decorre sempre aos últimos sábados de cada mês, às 11 horas. Hoje, é apresentada a sessão "Não Papão, não!". A inscrição prévia é obrigatória e está limitada à participação de dez crianças, sendo que cada bebé pode ser acompanhado por um adulto.

Peças de teatro

Neste domingo de manhã, o programa municipal Cultura em Expansão está de regresso à cidade. Desta vez, no Hard Club, pelas 11 horas, é apresentado o espetáculo “Olá, eu sou o Pai Natal”, de Tiago Barbosa.

Brincando com o impossível e trocando as voltas às crenças natalícias, a peça parte de um retrato individual, que comove através da partilha de angústias e preocupações privadas, no sentido de levar a plateia a refletir sobre questões mais globais, como a dádiva e a economia na sociedade. Adotando as normas de segurança impostas pela Direção-Geral da Saúde (DGS), o espetáculo tem lotação limitada, sendo obrigatório o levantamento de bilhete gratuito (máximo dois por pessoa) no Hard Club, a partir das 9 horas de domingo.

Não será, todavia, a única proposta teatral alinhada. No sábado e domingo, às 10,30 horas, sobe ao palco do Teatro Carlos Alberto (TeCA) o espetáculo "Alma", de Tiago Correia. Distinguida com o Grande Prémio de Teatro Português SPA 2018, esta é uma peça sobre a juventude, onde o dramaturgo ergue, com uma linguagem tão poética quanto coloquial, um universo pontuado pela solidão e a possibilidade de confiança na amizade e no amor. O espetáculo pertence a uma mostra que, ao longo de quatro dias, vai apresentar o trabalho de quatro criadores de A Turma, um coletivo que nasceu no Porto em 2008.

Outras propostas

O Planetário do Porto - Centro Ciência Viva e a Ó! Galeria apresentam a exposição “Cosmos: Uma Nova Odisseia Ilustrada” num registo online e presencial. Partindo da icónica série televisiva dos anos 1980, “Cosmos: uma viagem pessoal”, de Carl Sagan, esta mostra reúne trabalhos de 13 ilustradores, a quem a Ó! Galeria convidou para assistir a um episódio atribuído e imaginar uma narrativa gráfica com base nele.

O resultado final pode ser visto presencialmente na galeria ou então online no site do Planetário do Porto, aproveitando os próximos dias para embarcar numa viagem criativa pelo cosmos, sem sair do sofá.

A pensar no bem-estar, e para exercitar o corpo mesmo em recolhimento domiciliário, a empresa municipal Ágora – Cultura e Desporto reúne um conjunto de 43 vídeos, produzidos durante a época de confinamento, que convidam os portuenses a praticar exercício físico. Sob o mote #treinaemcasa, estão disponíveis aulas de várias modalidades, desde dança, pilates, yoga, ginástica para séniores e crianças, entre outras.

Para terminar o leque de sugestões, recorde-se que a equipa de Educação Ambiental da Câmara do Porto continua a disponibilizar, no canal de Youtube do ”Porto.”, programas ambientais que são também uma boa opção para levar a biodiversidade até aos nossos lares por estes dias.

No mais recente episódio da série “Biodiversidade em casa” ficamos a conhecer as melhores técnicas para plantar árvores, com diferentes dimensões, através das suas sementes. Por isso, se tiver um pequeno espaço verde em casa, esta é uma boa forma de ocupar o seu tempo nos próximos dias e aproveitar para embelezar o seu jardim.

A pensar nas gerações mais novas, há também a série “Histórias com ambiente dentro”, um conjunto de contos didáticos que vão transmitir conhecimentos e manter os mais novos ocupados neste fim de semana.