Urbanismo

Proposta de revisão do PDM foi apresentada na Faculdade de Arquitetura

Associada à cerimónia oficial de abertura do novo ano letivo, a Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP) acolheu nesta quarta-feira a conferência "Perspetivas para o desenvolvimento da cidade do Porto". Foi convidado a participar o vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, que aproveitou a oportunidade para apresentar a proposta de revisão do PDM (Plano Diretor Municipal).

Arquiteto de formação pela mesma faculdade, o vereador do Urbanismo da Câmara do Porto, que na passada semana viu a proposta de revisão do PDM ser aprovada pelo Executivo Municipal (o anúncio para o início da discussão pública deve ser publicado em Diário da República nos próximos dias), partilhou ontem com futuros arquitetos e académicos, as linhas gerais de ação do plano que vai reger as principais decisões urbanísticas e territoriais da cidade do Porto durante a próxima década.

Tratou-se, refere a faculdade no seu site oficial, de "uma oportunidade para a escola contribuir para uma reflexão alargada sobre o território urbano da cidade", ultrapassando "o habitual debate burocrático circunscrito ao tema da edificabilidade". Na apresentação, dividida com Manuel Fernandes Sá, professor emérito da U.Porto (FAUP), investigador do Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo CEAU.FAUP e coordenador técnico do novo PDM, Pedro Baganha abordou as cinco grandes opções do plano - Ambiente, Habitação, Mobilidade, Economia e Património - cuja matriz concetual é "a valorização da estrutura ecológica", uma mudança de paradigma, comparativamente ao documento ainda em vigor.

O momento simbolizou, igualmente, a determinação de aproximar universidade e cidade, um "pretexto" para trazer a academia para o debate, ressalvaram também nas suas intervenções o reitor da Universidade do Porto, António Sousa Pereira, e o diretor da Faculdade de Arquitetura da U.Porto, João Pedro Xavier.

Enquadrada no arranque do ano letivo 2020-21, a sessão foi ainda pautada pela entrega de prémios e distinções a estudantes, e pela inauguração da exposição ANUÁRIA ?20, que reúne os projetos realizados durante as aulas pelos estudantes da FAUP, numa dupla missão de exposição e arquivo dos melhores exemplos de exercícios curriculares dos cursos da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto.