Urbanismo

Proposta de revisão do PDM foi apresentada à comissão da Assembleia Municipal

  • Notícia

    Notícia

A proposta técnica de revisão do Plano Diretor Municipal (PDM) foi apresentada à Comissão de Acompanhamento do Planeamento e do Ordenamento do Território Municipal, da Assembleia Municipal, constituída por representantes de todas as forças políticas com assento neste órgão autárquico. Na reunião, conduzida pelo vereador do Urbanismo, Pedro Baganha, foram debatidas as linhas gerais do documento, num diálogo que tem sido fomentado desde o início do processo.

A derradeira reunião com os deputados municipais incumbidos de seguir os trabalhos de revisão do PDM, que após votação em reunião do Executivo Municipal, seguirá para a apresentação, apreciação e deliberação da Comissão de Acompanhamento, presidida e coordenada pela Comissão de Coordenação e Desenvolvimento Regional do Norte (CCDRN), foi também seguida pelo presidente da Câmara do Porto, Rui Moreira, e pelo presidente da Assembleia Municipal, Miguel Pereira Leite, nesta quinta-feira.

A estes encontros periodicamente calendarizados, somaram-se várias outras reuniões que o responsável pelo Pelouro do Urbanismo e o próprio autarca mantiveram, individualmente, com cada força política.

Concertar, ouvir sugestões e explicar as Grandes Opções do Plano guiaram a agenda de trabalhos, que mesmo não sendo obrigatória nesta fase, antecipa questões que terão de ter obrigatoriamente lugar no período de discussão pública, esclarece ao "Porto.", Pedro Baganha, convicto de que "o sucesso do novo PDM é tanto maior quanto mais for perfilhado pelas diferentes sensibilidades políticas".

No documento que projeta o conjunto de intenções do Município para o futuro da cidade na próxima década, o eixo do Ambiente e Qualidade de Vida assume um lugar preponderante, considerando que, daqui em diante, todas as operações urbanísticas serão apreciadas pelos serviços municipais com critérios mais comprometidos com a sustentabilidade.