Sociedade

Promoção e trabalho em rede destacados nas IV Jornadas Municipais de Saúde

  • Paulo Alexandre Neves

  • Notícia

    Notícia

O Município do Porto tem, na área da promoção da saúde e bem-estar da população, um dos seus pilares de atuação. Isto mesmo foi hoje sublinhado pelo presidente da Câmara, Rui Moreira, na abertura das IV Jornadas Municipais de Saúde, a decorrer no auditório da Associação Nacional de Farmácias. “Hoje, mais do que nunca, reconhecemos a importância e pertinência de um verdadeiro investimento, criação e consolidação de redes que suportem a nossa atuação, a nível local”, afirmou.

Lembrando que, desde o primeiro mandato, tem sido desenvolvido um trabalho significativo naquelas matérias – então, através da Divisão Municipal de Promoção de Saúde, e, já neste, com a criação do Pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto –, Rui Moreira sublinhou a importância das sinergias, “criadas e fortalecidas entre áreas e setores, conseguindo debelar e superar muitos dos desafios com que nos deparamos nos últimos dois anos”.

“No Município do Porto reconhecemos a saúde como uma dimensão da vida, que ultrapassa, em larga medida, a prestação de cuidados de saúde. Deve envolver diversos atores, a nível local, num processo de relações diversificadas, ao nível social, cultural e político”, acrescentou.

O presidente da Câmara do Porto não deixou também de abordar, nesta área, a questão da transferência de competências para os municípios por parte do Governo. “Apesar das competências ficarem muito aquém do que entendemos que seria o adequado e necessário, sem esquecer a questão financeira, que vai assumir foros de escândalo, não deixaremos de reforçar a nossa atuação, com o envolvimento, cada vez mais robusto em matéria de promoção de saúde e da qualidade de vida da população que servimos”, afiançou.

Atuação dos municípios elogiada

Também Ema Paulino, presidente da Associação Nacional de Farmácias, destacou a importância do trabalho em rede. “No nosso caso em concreto, as farmácias comunitárias trabalham, todos os dias, para servir as necessidades das populações. É bom lembrar que a Câmara do Porto e a rede de farmácias são parceiros históricos e essenciais na promoção da saúde dos portuenses. Queremos continuar a fazer parte desta rede de cuidados de saúde de proximidade”.

Paula Duarte, vogal do Conselho Diretivo da Administração Regional de Saúde do Norte, IP, sublinhou a importância do trabalho desenvolvido ao longo dos últimos dois anos. “Unindo diferentes sinergias e trabalhando em rede foi possível responder a todos os desafios”, afirmou, lembrando a atuação dos municípios na criação de estruturas para utentes Covid e não Covid, a vacinação em grande escala, entre outras matérias.

As IV Jornadas Municipais de Saúde do Porto, iniciativa da Câmara do Porto que acontece desde 2017, estão, este ano, centradas na “Promoção da Saúde em continuum: garante da Qualidade de Vida e Bem-estar”, com especial enfoque nos efeitos e desafios que a pandemia trouxe a esta área.

O evento reúne profissionais da saúde e da área social, com distintas experiências e saberes diferenciados, que vão refletir sobre boas práticas, em consonância com a estratégia de planeamento integrado na promoção da saúde, com reflexo na melhoria na qualidade de vida e bem-estar das pessoas.

Ao longo do dia são vários os assuntos em debate. A sessão de encerramento estará a cargo da vereadora do Pelouro da Saúde e Qualidade de Vida, Juventude e Desporto, Catarina Araújo.