Mobilidade

Promoção da acessibilidade às estações de comboio vale menção especial ao município

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_estacao_sao_bento_01.JPG

Filipa Brito

O Porto, a par de Barcelona, Helsínquia, Lovaina, Luxemburgo e Palma de Maiorca, fazia parte da lista de cidades nomeadas para o Access City Award 2022.

As medidas que o Município do Porto tem vindo a implementar no sentido de tornar as estações de comboio acessíveis a pessoas com mobilidade reduzida mereceram o reconhecimento da Comissão Europeia, no âmbito do Access City Award 2022, galardão que distingue os esforços para eliminar barreiras e tornar o espaço público acessível às pessoas com deficiência.

Este trabalho enquadra-se na designação de 2021 como Ano Europeu do Transporte Ferroviário pela União Europeia, um gesto para promover o uso dos comboios como modo de transporte seguro e sustentável.

A cerimónia de entrega do Access City Award 2022 decorreu nesta sexta-feira, em formato online. O vereador do Turismo e Comércio, Ricardo Valente, em representação do Município do Porto, sublinhou que “a acessibilidade é uma questão que está na ordem do dia, exigindo às cidades que se adaptem e se reinventem para corresponder às necessidades da sua população residente, aos que cá estudam, trabalham ou estão de visita.”

Vincando o empenho em criar uma cidade “de todos e para todos”, Ricardo Valente lembrou as dificuldades que a morfologia coloca: “As ruas sinuosas e íngremes do Centro Histórico, assim como a diferença de cotas existente, dificultam bastante a deslocação pedonal, sobretudo para idosos e pessoas com mobilidade reduzida.”

“A verdade é que, como cidade Invicta que somos, nunca nos rendemos, e transformamos as adversidades em oportunidades. Por isso, quem nos visita com regularidade apercebe-se da transformação que a cidade está a viver. Temos procurado implementar soluções inovadoras”, indicou o vereador municipal.

A título de exemplo, Ricardo Valente apontou a expansão e melhoria da rede de transportes públicos e modos suaves, a reabilitação de equipamentos, o resgate do espaço público para as pessoas, mas também, paralelamente, os programas de integração no mercado de trabalho e de promoção do envelhecimento ativo e a coesão social. “Este reconhecimento traz um novo alento à nossa jornada, pois reforça que estamos a trilhar o caminho que tornará o Porto uma cidade ainda mais amiga das suas gentes”, concluiu.

A cidade do Luxemburgo foi a vencedora do Access City Award 2022. Helsínquia recebeu o segundo prémio e Barcelona completou o pódio.