Inovação

Projetos municipais são finalistas nos Portugal Digital Awards 2022

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Dois projetos do Município do Porto – o Explore.Porto e o Cartão Porto. – são finalistas, entre um total de 300 candidaturas, da sétima edição dos Portugal Digital Awards 2022. O Explore.Porto é finalista na categoria de “Best Digital Transformation Project” (projeto de transformação digital com maior impacto), enquanto o Cartão Porto. está na corrida para “Best Government Project” (melhor projeto de transformação digital no setor da administração pública).

Para o vice-presidente, Filipe Araújo, este reconhecimento demonstra bem a qualidade do trabalho que o município tem procurado desenvolver na área da inovação e transição digital, conciliando a aposta na modernização tecnológica, com impacto claro na melhoria dos serviços ao cidadão.

Organizado pela empresa IDC Portugal, uma das mais conceituadas empresas de análise de mercado e de consultoria tecnológica, com presença em mais de 110 países, e pela Axians, empresa referência na área das tecnologias de informação, os prémios têm o objetivo de reconhecer projetos e iniciativas com provas dadas na transformação digital de negócios, processos, produtos ou serviços.

Os dois projetos do município foram apresentados no âmbito do evento IDC Future of Digital Innovation, tendo o Cartão Porto. sido apresentado pela diretora municipal dos Serviços do Munícipe, Olga Maia, que enquadrou a estratégia municipal para o projeto, salientando a sua caraterística híbrida, isto é, a aposta na criação de um cartão físico, que será suportado, de forma faseada, por uma plataforma digital que interligará todos os serviços municipais.

Já o Explore.Porto foi apresentado pelo administrador executivo da Porto Digital, Paulo Calçada, que destacou as caraterísticas inovadoras da plataforma, nomeadamente o trabalho desenvolvido em parceria com cidades europeias para desenvolvimento da plataforma em modelo Aberto (Open Source), assim como a capacidade da plataforma agregar informação em tempo real, como é exemplo a informação de mobilidade e turismo.

O desenvolvimento dos dois projetos foi coordenado pela equipa da Porto Digital, que tem assumido o papel de “toolbox” para o processo de transição digital e inovação na cidade, garantindo que existe uma uniformização de conceitos e de ferramentas, com especial foco na cocriação e envolvimento dos cidadãos, bem como de todas as equipas municipais responsáveis pelos vários projetos.

Recorde-se que o Explore.Porto é um serviço de mobilidade que permite conhecer a cidade de uma forma inovadora e profundamente imersiva. Com dados em tempo real, disponibilizados através de uma plataforma digital, conta com cerca de mil beacons colocados em pontos estratégicos da cidade, que, por um lado, fornecem informações relevantes sobre pontos de interesse e, por outro lado, permitem definir rotas para outros locais, com soluções alternativas e horários.

Já o Cartão Porto. destina-se a identificar os residentes da cidade, e, sobretudo, oferecer-lhes uma utilização privilegiada, através de vantagens e benefícios no acesso às experiências e serviços do município.