Economia

Projetos municipais são apresentados em conjunto na Feira de Emprego da Faculdade de Economia

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

O TERA e o Porto Leading Investors, dois projetos promovidos pela Câmara Municipal do Porto, através do Pelouro de Economia, Emprego e Empreendedorismo, apresentam-se, pela primeira vez, juntos no FJC Porto de Emprego, na Faculdade de Economia da Universidade do Porto (FEP), que decorre hoje e amanhã, naquela instituição de ensino superior.

No âmbito deste evento, o mesmo pelouro promove esta quarta-feira, dia 8, às 15h20, uma mesa redonda com o tema "Cidades Colaborativas - o papel na atração, retenção e desenvolvimento do talento", contando com a participação do vereador de Economia, Emprego e Empreendedorismo, Ricardo Valente, de Telmo Fernandes, Site Lead & Executive Director da Fin Tru em Portugal, Gonçalo Sá, Head of Kuehne + Nagel it Hub no Porto, e a moderação de Carolina Ferreira, chefe da Divisão Municipal do Talento e Promoção da Empregabilidade.

Uma reflexão sobre a capacidade de retenção do talento nas cidades e o consequente impacto nas decisões de investimento, aberta ao público em geral, mediante inscrição prévia.

O TERA e o projeto Porto Leading Investors estão interligados em diferentes dimensões. O primeiro pretende ser a identidade que agrega a estratégia municipal de atração, retenção e desenvolvimento de talento, enquanto o Porto Leading Investors é composto empresas que se caracterizam por um elevado índice de competitividade e que têm contribuído para a consolidação do Porto como um hub internacional, onde o encontro de culturas e o ecossistema empresarial potenciam o investimento, o talento, a competitividade e a inovação.

A parceria entre os dois projetos pretende funcionar como uma ponte entre os atores do tecido empresarial e os talentos, tanto os formados como os futuros, envolvendo o talento nas tomadas de decisão, desde o ensino às oportunidades corporativas, afirmar o Porto enquanto hub tecnológico e posicionar a marca TERA como uma solução inspiradora de criatividade e inovação.

Realizar um match entre o talento e as empresas Leading Investors, transmitir os valores e o espírito de cada empresa, encontrar mentores e comunidades que acrescentem valor a toda a cadeia do talento, é o que esta presença conjunta no FJC Porto de Emprego pretende promover.

No âmbito da atividade da InvestPorto, a cidade recebeu, em fevereiro, o prémio “fDI strategy - large cities”, pela sua capacidade de atração, retenção e desenvolvimento de talento, que tem sido uma peça nuclear na expansão da cidade e na atração e fixação de investimento nacional e internacional.