Sociedade

Projetos da U.Porto conquistam 15 bolsas de doutoramento da FCT para travar a COVID-19

  • Notícia

    Notícia

fib_investigacao_fmup.jpg

Filipa Brito

Concurso "DOCTORATES 4 COVID-19", da Fundação para a Ciência e a Tecnologia (FCT) atribui 15 bolsas à U. Porto. O objetivo é criar novas competências na resposta à Covid-19 e a outras pandemias. Os projetos da Universidade do Porto têm assim garantida a maior parte deste apoio extraordinário, que disponibilizou cerca de 3,5 milhões de euros para bolsas de investigação para doutoramento. 

A iniciativa DOCTORATES 4 COVID-19 é promovido em colaboração com a Agência de Investigação Clínica e Inovação Biomédica (AICIB) e as candidaturas são avaliadas tendo em conta o mérito do candidato, o mérito do plano de trabalho e o mérito das condições de acolhimento.

Das 50 bolsas atribuídas, 15 destinam-se a projetos de investigadores da Universidade do Porto; a Universidade de Coimbra conquistou nove bolsas, e às universidades de Lisboa e Nova de Lisboa foram atribuídas sete bolsas cada.

Salienta-se que foram ainda contemplados estudantes da Universidade do Minho (cinco bolsas), Universidade da Beira Interior (duas), Universidade de Aveiro (duas), Universidade de Santiago de Compostela, Espanha (duas) e ISPA - Instituto Universitário de Ciências Psicológicas, Sociais e da Vida (uma).