Sociedade

Projetos da Economia e Turismo em destaque no Mercado do Bolhão que chega hoje ao Primavera Sound Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#porto_ponto_primavera_dia_2_tarde_01.JPG

Miguel Nogueira

Considerado por muitos o melhor do país, o Primavera Sound Porto volta a encher o Parque da Cidade de música e animação, de 7 a 10 de junho. Blur, Kendrick Lamar, Rosalía, Pet Shop Boys são alguns dos nomes maiores que compõem a décima edição do festival de música. O Mercado do Bolhão assume, desta vez, um papel de destaque na divulgação da cidade no recinto.

Mercado do Bolhão

O Mercado do Bolhão é, assim, a peça central do espaço. A estrutura foi concebida com recurso a contentores, caracterizados com a imagem da fachada principal do mercado. No piso térreo e viradas para o exterior estão três bancas que conjugam três áreas distintas de atividade: Economia, Marca Porto Ponto e Turismo e Internacionalização.

Banca Histórica do Mercado do Bolhão

Fora do espaço principal, está também presente uma réplica de uma banca histórica do mercado com o objetivo de fazer a ativação da marca Bolhão, da responsabilidade da empresa municipal GO Porto. Neste espaço, haverá uma “roda da sorte” com ofertas para os participantes, que se materializam em diferentes formas de desfrutarem dos sabores e das cores únicas do Bolhão, ou noutros modos de tornarem a sua experiência no festival mais interativa.

Economia, turismo e investimento com presença preponderante no festival

Porto Leading Investors

A InvestPorto desenvolveu a iniciativa Porto Leading Investors, um programa de gestão de projetos de investimento dedicado a investidores e empresas com elevado interesse estratégico e impacto para a economia do Porto.

O projeto terá um espaço dedicado no interior da réplica do Mercado do Bolhão, onde o visitante será convidado a navegar na plataforma Porto Leading Investors (incluída no website InvestPorto), através de um ecrã interativo. Serão apresentadas as 35 empresas que fazem parte do programa e dadas a conhecer as oportunidades que têm em aberto no Porto, numa lógica de employer branding. Os visitantes poderão inscrever-se junto das empresas que considerem mais relevantes para si e a sua inscrição será assinalada com a oferta de uma etiqueta de bagagem personalizada com a identidade Porto Leading Investors.

O bar The Great Wine Capitals servirá de suporte a algumas das atividades para promover o projeto, como o Meetup Porto Leading Investors: “Leading to excellence, changing the future - That's Porto!”, marcado para 9 de junho, das 17h às 19h. No evento, será promovido um networking entre a comunidade de empresas Porto Leading Investors.

TERA. Talento. Evoluir. Reter. Atrair.

Com a missão de atrair, conhecer, desenvolver o fixar talento, potenciando a carreira de quem vive, estuda e trabalha no Porto, o Município, através do programa TERA, dinamiza um conjunto de iniciativas com o objetivo de dar a conhecer o mercado de trabalho portuense, atraindo talento, desenvolver o ecossistema do talento na cidade e potenciar as carreiras de quem escolhe o Porto como a sua cidade. Assim, no espaço do festival será dado a conhecer aos visitantes esta estratégia municipal de atração, desenvolvimento e retenção de talento na cidade. No dia 7 de junho, entre as 18h e as 19h, realiza-se o Meetup “Talented people: last stop Porto”, uma ocasião para celebrar a diversidade e multiplicidade de talentos da cidade.

ScaleUp Porto

A ScaleUp Porto, que tem como objetivo promover e apoiar o ecossistema de empreendedorismo da cidade, estará presente no festival para dar a conhecer a Divisão Municipal de Empreendedorismo e a sua marca ScaleUp Porto. Ao longo dos quatro dias, será apresentado um vídeo com dados sobre o ecossistema de empreendedorismo do Porto e um quizz no ecrã interativo sobre esses mesmos dados.

Haverá, ainda, no dia 10 de junho, das 17h30 às 19h, um Meetup com o tema “Entrepreneurs are EVERYWHERE: Exploring the Dynamic Entrepreneurial Ecosystem of Porto”.

Turismo

O Turismo marcará presença no Primavera Sound Porto, assegurando um acolhimento turístico personalizado aos participantes nacionais e internacionais. Irá dinamizar diversas ações de interação com o público, nomeadamente, acolhimento turístico e um quizz interativo (“Conheça a cidade”; “Great Wine Capitals”). No dia 8 de junho, será realizado um “Meetup Porto – a welcoming city”, da responsabilidade da Associação Fórum Turismo.

Family Garden Porto.

Espaço dedicado ao encontro de famílias e amigos e vocacionado para um público infanto-juvenil. Dispõe de fraldário e berçário.

Zona “O porto é o nosso bairro” – promovida pela Domus Social
As crianças são convidadas a conhecer os 50 bairros da cidade, representados num livro para ilustrar bilingue (português/inglês), com breves descrições de cada um dos complexos habitacionais. Cada criança poderá colori-lo ou criar a sua própria obra de arte/pintura. No final, o pequeno artista pode levar o livro e uma pequena caixa de lápis de cor como recordação.

Zona “Constrói o teu Porto” – promovida pela GO Porto
Os mais novos podem utilizar cubos de construção, que também poderão pintar, para dar forma à sua rua, completando-a com elementos-chave para a embelezarem como árvores, iluminação, pontes, edifícios, autocarros e muito mais.

Zona “Vamos colorir o ambiente (e os céus)!”” – promovida pela Porto Ambiente
Jogos que promovem um conhecimento sobre as diferentes dimensões da sustentabilidade ambiental para miúdos e graúdos. Presença da mascote “O Cascas”, que levará os mais pequenos a entrar no mundo da reciclagem com o jogo “A Roda da Reciclagem”: uma espécie de roda da sorte que promove a correta separação dos resíduos de forma lúdica e divertida. Haverá livros para colorir, com ilustrações das diferentes atividades da Porto Ambiente e com espaço para dar cor à reciclagem e muitas bolas de sabão a pairar pelo ar.

Lounge Porto.

Espaço que promove encontros entre os participantes, momentos de descontração, viabilizando um desfrutar do Parque da Cidade, no contexto do festival Primavera Sound Porto. Enquadra um conjunto de peças de mobiliário exterior como camas de rede, baloiços, puffs e espreguiçadeiras. Abraça, duas ativações:

“Bebe água do Porto” – promovido Águas e Energia do Porto
O espaço é dedicado ao projeto Beba Água do Porto, um projeto pioneiro em Portugal de incentivo ao consumo da água da torneira. O objetivo é alertar para os desafios ambientais, nomeadamente para a escassez deste recurso e poluição das massas de água, permitindo uma maior consciencialização sobre o valor da água numa perspetiva de promoção do consumo sustentável, economia circular e descarbonização. No espaço estará a mítica mota do projeto, onde será disponibilizada água simples e com sabores.

Piscina de bolas Porto – promovida pela Ágora – Cultura e Desporto do Porto
Convite para um mergulho numa grande piscina de bolas, que será um “mergulho” nas diferentes dinâmicas de um Porto cada vez mais cosmopolita e com cada vez maior destaque a nível internacional. Ao mergulhar nesta atividade, os mais afortunados podem ganhar brindes especiais.