Ambiente

Projetos candidatos ao FoodLoop com maior potencial terão fase de mentoria na UPTEC

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A iniciativa da Câmara do Porto procura ideias e projetos inovadores cujo objetivo seja a prevenção do desperdício alimentar e redução dos resíduos orgânicos. As candidaturas com maior potencial vão ser premiadas com um período de seis meses de incubação na UPTECParque de Ciência e Tecnologia da Universidade Porto.

Sob o mote “Uma ideia alimenta a outra”, o concurso FoodLoop, promovido pelo Município do Porto, convida à apresentação de ideias e projetos que respondam às ambições de um sistema alimentar circular, regenerativo, mais saudável, sustentável e justo, contribuindo para a redução do desperdício alimentar e o aproveitamento de resíduos orgânicos.

As candidaturas devem ser submetidas até 21 de janeiro, através do preenchimento do formulário online e do envio de uma apresentação do projeto candidato. Todos podem apresentar candidaturas, incluindo particulares, empresas, associações sem fins lucrativos ou instituições sociais.

Os 20 melhores projetos candidatos terão acesso a uma fase inicial que apoiará o seu desenvolvimento, dos quais serão selecionados os cinco projetos com maior potencial para participar num programa de mentoria com a duração de seis meses. Durante este período será promovida a identificação de fontes de financiamento e parcerias, bem como oportunidades de implementação prática da ideia/projeto.

O FoodLoop foi apresentado numa sessão na UPTEC que contou com a presença do vice-presidente da Câmara do Porto, Filipe Araújo, que deu a conhecer a estratégia municipal para a Economia Circular. A diretora de Negócio da UPTEC, Maria Oliveira, também interveio num evento que contou também com a presença das startups BioWorld, MudaTuga e FHLUD.

A iniciativa é levada a cabo no âmbito do projeto CityLoops e envolve também a empresa municipal Porto Ambiente, a LIPOR e a 2GO OUT Consulting.