Cultura

Criações apoiadas pelo Shuttle são apresentadas em 6 cidades estrangeiras

  • Notícia

    Notícia

#maria_do_carmo_louceiro_BocaMuralha_Catarina_Miranda.jpg

Três projetos apoiados pelo programa municipal de apoio à internacionalização artística Shuttle são apresentados durante o mês de abril em seis cidades de França, Cuba e Eslováquia.

A artista Catarina Miranda leva ao Palais de Tokyo, em Paris, "Boca Muralha", nos dias 12, 13 e 14. Trata-se da última de uma trilogia de peças de dança, que explora mecanismos cénicos que apresentam estados de tensão presentes no imaginário contemporâneo.

O Coletivo de Curadores inaugura a 12 de abril "El Futuro ya ha comenzado" na XIII Bienal de Havana, apresentando assim uma exposição sobre o modernismo português a partir da obra de dois arquitetos do Porto, Manuel Marques de Aguiar e Álvaro Siza Vieira, através da lente do fotógrafo e videoartista Nuno Cera.

O projeto "Camerata Nov'Arte: digressão à Eslováquia 2019", da associação Momentos Oblíquos, dá três concertos nas cidades de Bratislava, Levice e Zvolen, nos dias 12, 14 e 16. Esta digressão pretende divulgar obras musicais portuguesas dos séculos XX e XXI, interpretando criações dos compositores Nuno Figueiredo, Fernando C. Lapa, Sérgio Azevedo, António Chagas Rosa e Luís Carvalho.

Em 2019, já foram apoiados sete projetos no âmbito do programa municipal Shuttle, incluindo os três acima referidos e mais quatro que serão apresentados ao longo do ano: "Gli Oratori_The Speakers", de Sérgio Leitão, no Palazzo Bembo, em Veneza; "Em Posições de Dança", de Paulo Aureliano da Mata, no Centro Municipal de Arte Hélio Oiticica, no Rio de Janeiro; "ONEby1" de Ana Renata Polónia e Nuno Pimenta, na Quadrienal de Praga; e "I know it when I see it", de Carlos Azeredo Mesquita, no Maschinenhaus Essen.

O concurso Shuttle pretende promover a internacionalização da cultura da cidade e o trabalho de artistas, autores e agentes culturais do Porto, sendo um dos projetos integrantes da Pláka. Com uma verba anual de 30 000 euros, que prevê a atribuição de bolsas de apoio entre os 1 500 e os 7 500 euros, o programa apoiou em 2018 um total de 10 projetos nas áreas de "Artes visuais e curadoria", "Performance e composição musical", "Tradução e criação literária e ensaística" e "Artes performativas".

Agora na sua segunda edição, o concurso continua aberto em permanência até 18 de dezembro de 2019, para projetos de internacionalização que se realizem até março de 2020. As candidaturas devem ser submetidas através do endereço de correio eletrónico plaka@cm-porto.pt e o programa do concurso pode ser consultado AQUI.