Sociedade

Projeto Zero Desperdício vence primeiro prémio da Comissão Europeia para eficiência de recursos

DR

O projeto Zero Desperdício venceu o 1.º prémio na categoria "Apoio ao desenvolvimento de mercados ecológicos e à eficiência dos recursos", dos European Enterprise Promotion Awards, promovidos pela Comissão Europeia. A iniciativa, organizada em parceria com a LIPOR, rede intermunicipal da gestão, valorização e tratamento dos resíduos urbanos, que o Município do Porto integra, já permitiu recuperar cerca de 350 toneladas de alimentos.

No final do terceiro trimestre de 2020, a parceria agora galardoada pela Agência para a Competitividade e Inovação (IAPMEI) - entidade que, a nível nacional, organiza os prémios lançados pela Comissão Europeia - evitou o esbanjamento de mais de três centenas de toneladas de alimentos, que chegaram a 35 mil beneficiários.

"Esta parceria tem obtido excelentes resultados no combate ao desperdício, evitando que alimentos em excelentes condições para consumo humano, se transformem em resíduos alimentares", atesta a LIPOR em comunicado, assinalando que a história de sucesso remonta a 2016 e que se fortaleceu em 2017, ano em que a rede Zero Desperdício se expandiu aos territórios da rede intermunicipal, ao abrigo do programa "Parcerias para o Impacto", do Portugal 2020.

Os European Enterprise Promotion Awards (EEPA) realizam-se desde 2005 e em Portugal são coordenados pelo IAPMEI, entre o leque de 32 países dinamizadores. O objetivo da distinção é identificar, distinguir e partilhar boas práticas de iniciativa empresarial e inspirar potenciais empreendedores na Europa.

"Estamos gratos pela distinção nos EEPA 2020 e não podemos deixar de agradecer às entidades doadoras e recetoras que compõem a Rede Zero Desperdício Lipor, nomeadamente aos nossos municípios associados: Espinho, Gondomar, Maia, Matosinhos, Porto, Póvoa do Varzim, Valongo e Vila do Conde, entidades essenciais à disseminação do projeto nos seus municípios", refere ainda a LIPOR.

Nesta edição, cuja cerimónia de entrega de prémios aconteceu somente no universo digital, numa sessão em live streaming, estavam a concurso 51 candidaturas entre as seis categorias dos prémios.

A Zero Desperdício é um movimento que assenta nos princípios da economia circular, social e sustentável, criado pela DARIACORDAR - Associação para a Recuperação de Desperdício, fundada em 2011. Tem como visão evitar o resíduo e o desperdício, onde quer que exista e sob qualquer forma.