Educação

Projeto pioneiro leva o turismo para dentro das escolas do concelho

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Sensibilizar o público escolar para a importância do turismo para a cidade, valorizar as profissões do setor, divulgar e preservar o património histórico, cultural e natural do Porto são objetivos do projeto municipal “Turismo nas Escolas”.

A iniciativa foi apresentada, esta quarta-feira, pela vereadora do Turismo e Internacionalização, Catarina Santos Cunha, e pelo vereador da Educação e da Coesão Social, Fernando Paulo, na Casa S. Roque, aos diretores das 12 escolas selecionadas para acolher a primeira fase, com implementação do projeto-piloto.

Tendo como propósito a itinerância pelas escolas básicas do Porto, o projeto destina-se, primeiramente, aos alunos do 2.º Ciclo e aposta na conjugação da componente digital, com recurso a um drone, garantindo inovação e maior atratividades às mensagens a transmitir. Além dos elementos mais tecnológicos, propõe-se envolver os alunos, enquanto futuros embaixadores do Porto, através de dinamização de atividades de gamificação e conteúdos personalizados, bem como em visitas à cidade para que conheçam o património, as gentes e a hospitalidade.

O “Turismo nas Escolas” está enquadrado na nova estratégia municipal de sustentabilidade e descentralização dos fluxos turísticos. A aposta na criação de novas narrativas é, assim, concretizada, também, junto dos públicos escolares para que se tornem turistas na cidade, valorizem a atividade turística e o património histórico, cultural e natural do Porto.

O projeto-piloto inicia na Escola Secundária Filipa de Vilhena e percorrerá várias instituições de ensino do Município, entre as quais a EB Ramalho Ortigão (AE Alexandre Herculano), EB Nicolau Nasoni e EB da Areosa (AE António Nobre), EBS Cerco do Porto (AE Cerco do Porto), EB Augusto Gil (AE Aurélia de Sousa), EB Irene Lisboa (AE Carolina Michaelis), EBS Rodrigues de Freitas (AE Rodrigues de Freitas), EB Francisco Torrinha (AE Garcia de Horta), EB Gomes Teixeira (AE Infante D. Henrique), EB Dr. Leonardo Coimbra - Filho (AE Leonardo Coimbra – Filho), EB Manoel de Oliveira (AE Manoel de Oliveira) e secundário.