Sociedade

Projeto para seniores celebra as rugas “perfeitamente imperfeitas” através da dança

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_Projecto_TSUGI_PORTO_01.JPG

DR

Tsugi significa unir em japonês e é a origem da arte tradicional de ligar peças de cerâmica partidas através de uma liga dourada. Tal como no “kintsugi”, o que este novo projeto de dança pretende é realçar as fissuras, as rugas, com uma linha de ouro, assumindo a sua dimensão “perfeitamente imperfeita”. TSUGI celebra o movimento de ligação e o tempo presente através da dança e é destinado a pessoas com mais de 55 anos, seniores e doentes com Parkinson.

O “TSUGI Porto | Dança Contemporânea +55 Anos & Seniores” nasceu da ideia do coreógrafo Rafael Alvarez em “contribuir para o combate à solidão e ao isolamento social dos idosos e para a promoção do envelhecimento ativo da população sénior, com recurso a uma aproximação às linguagens da dança contemporânea através da introdução e exploração de metodologias e práticas artísticas inclusivas”.

A primeira dimensão do projeto são os laboratórios mensais, organizados com o balleteatro e o Coliseu do Porto, que desafiam os participantes com mais de 55 anos “a mergulhar no universo da dança contemporânea, experimentando possibilidades de descobrir a criatividade através do corpo, partindo de um encontro do movimento e da dança com outros materiais, como a música e as imagens”.

O objetivo é “promover o envelhecimento ativo, o combate à inércia, e a prevenção da diminuição de mobilidade através do estímulo da autonomia física, intelectual e criativa”. As próximas sessões acontecem a 12 de dezembro, 9 de janeiro, 13 de fevereiro, 20 de março, 3 de abril, 8 de maio e 5 de junho, sempre das 14,30 às 17,30, e têm um custo de 20 euros cada.

Nas mesmas datas, mas da parte da manhã e de participação gratuita, Rafael Alvarez promove o “DANÇAR com PARKINSON”. Trata-se de aulas dirigidas a pessoas com doença de Parkinson, mas também cuidadores e amigos, e pretende promover “a criatividade, a memória, a interação social, e o bem-estar físico e emocional”.

O Dançar com Parkinson / Dance for PD® Portugal DcPk integra a rede internacional Dance for PD®, que parte “de uma metodologia de intervenção baseada na experiência de profissionais e especialistas de dança, com foco na vertente artística, focada no prazer de dançar, tendo em conta as especificidades, necessidades e sintomas, resultantes da doença de Parkinson”.

Por último, o TSUGI Porto promove ainda um programa regular de aulas semanais de dança contemporânea para seniores implementadas gratuitamente em estruturas residenciais de apoio a idosos, a saber: Alzheimer Portugal - Delegação Norte / Centro de Dia Memória de Mim, a Associação das Obras Sociais S. Vicente de Paulo/Casa de Lordelo, a Associação Social e Cultural de S. Nicolau, o CCD Porto - Centro de Dia Latino Coelho e Lar de Atães, e a Santa Casa da Misericórdia do Porto.

Abrangendo um universo de mais de 100 participante, o projeto incluiu a criação de um espetáculo de dança a apresentar em junho de 2022 e outro a levar ao palco do Coliseu do Porto, além de uma exposição e edição de um livro de fotografias.

As inscrições em qualquer uma das modalidades deve ser feita através do endereço de email bodybuilders.producao@gmail.com ou do número de telefone 926 327 393.