Sociedade

Projeto municipal vai ensinar práticas de alimentação saudável a utentes da rede de piscinas

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_certificado_qualidade_PL_05.jpg

Filipa Brito

A Piscina da Constituição vai oferecer avaliações nutricionais e sessões sobre práticas alimentares equilibradas a todos os utentes das piscinas municipais. A ação, totalmente gratuita, surge no âmbito de um novo projeto de promoção de saúde da Câmara do Porto e começa já na próxima terça-feira, 17 de janeiro.

Dar a conhecer e melhorar o estado nutricional dos utentes da Rede Municipal de Piscinas é a proposta do Nutrição Ativa, novo projeto do Pelouro da Saúde da Câmara do Porto. A iniciativa, que combina avaliações individuais com ações em grupo, tem participação gratuita e está marcada para as terças-feiras de manhã (das 10h00 às 12h30) e as quartas-feiras à tarde (entre as 16h30 e as 19h00).

O projeto municipal tem com o objetivo facilitar mudanças nos hábitos alimentares de todas as gerações de utilizadores das piscinas municipais e ajudar a prevenir o excesso de peso, a obesidade e as doenças crónicas não transmissíveis.

A primeira fase consiste numa avaliação individual do risco nutricional, que permitirá rastrear alterações. Na segunda, dinamizada em grupo, é apresentado um programa de reeducação alimentar (para jovens e adultos) e de capacitação parental (para encarregados de educação).

Os participantes com determinadas caraterísticas e fatores de risco pré-definidos pelas equipas de saúde podem, depois, ser sinalizados para consulta de nutrição clínica em dois agrupamentos de centros de saúde da cidade – o ACeS Porto Ocidental e o ACeS Porto –, parceiros da iniciativa.

A participação é gratuita, sujeita a inscrição prévia, a efetuar na receção da Piscina Municipal da Constituição, no respetivo horário de funcionamento. Esclarecimentos adicionais sobre o projeto podem ser feitos através do email dmpsqvj@cm-porto.pt.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), os hábitos alimentares inadequados e o excesso de peso (onde se inclui a obesidade) potenciam a mortalidade prematura e a morbilidade (com perda de anos de vida saudável), aumentam o risco da diabetes tipo 2, de alguns tipos de cancro ou de problemas cardiovasculares. Só em Portugal, mais de um terço das crianças e mais de metade dos adultos têm excesso de peso.