Educação

Projeto municipal de criação de sinergias para a inclusão foi apresentado na Coreia do Sul

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

“Concebendo o Futuro da Educação na Cidade: Inovação, Tradição e Inclusão" foi o tema central do XVI Congresso Internacional de Cidades Educadoras, que decorreu em Andong, Coreia do Sul, entre 25 e 28 de outubro. O Porto esteve representado por uma comitiva, chefiada pelo vereador da Educação, Fernando Paulo, que apresentou o projeto “CriArte: Criação de Sinergias para a Inclusão” aos representantes de 130 cidades e 22 países.

Promovido pela Associação Internacional de Cidades Educadoras (AICE), o encontro contou com uma programação de conferências, a apresentação de uma seleção de experiências de vários municípios e visitas de estudo às boas práticas do município de Andong, possibilitando aos congressistas um espaço de formação, aprendizagem, partilha e troca de experiências.

Com um programa centrado no futuro da educação na cidade, a partir das pessoas e do seu sentido de identidade e pertença, o tema central "Inovação, Tradição e Inclusão" foi desenvolvido em vários eixos temáticos: Tradições e Identidade: aprender com o passado; Inclusão: construção de uma cidade para todas as pessoas, através da educação e valores e Tecnologia e Inovação Social: fomentar uma cidade sustentável focada nas pessoas.

Boas práticas nas áreas da Educação e Coesão Social

O vereador da Educação da Câmara do Porto, apresentou ao congresso o projeto CriArte Porto: Criação de Sinergias para a Inclusão. Coordenado pelo Município do Porto e financiado pelo NORTE2020/FSE, ao abrigo da estratégia Desenvolvimento Local de Base Comunitária, ao abrigo do projeto foram implementadas oito ações, que se desenvolveram em 20 escolas de 1.º, 2.º e 3.º ciclos do Ensino Básico da cidade, com o principal objetivo de promover o sucesso educativo de crianças e jovens provenientes de territórios socialmente fragilizados.

Desde a sua conceção, o projeto assentou na criação de sinergias entre os vários parceiros locais, que focaram a sua intervenção no reforço da educação artística e desportiva e na promoção de competências pessoais e sociais. De janeiro de 2020 a julho de 2022, o CriArte Porto abrangeu mais de três mil participantes, sendo que os estudos avaliativos e de medição de impacto social, realizados por instituições de ensino superior, comprovaram que o projeto promoveu nos alunos, entre outras competências, a autoestima, o sentido de pertença à escola, a atenção, a participação nas aulas e a assiduidade escolar.

O vereador da Educação destacou, também, a importância destes congressos internacionais, na medida em que “permitem uma excelente troca de experiências e partilha entre os vários países e dão a conhecer as boas práticas que o Porto desenvolve nas áreas da Educação e da Coesão Social”.

No âmbito do congresso foi realizada a Assembleia Geral de Cidades Educadoras e anunciado o local do próximo congresso internacional: Curitiba (Brasil), em junho de 2024. A Associação Internacional das Cidades Educadoras congrega, atualmente, 500 cidades de 34 países dos cinco continentes, da qual o Poro é membro.