Inovação

Projeto junta autarquia e academia para desmistificar a ciência e aproximá-la do cidadão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_pacto_porto_clima_2022_3.jpg

Guilherme Costa Oliveira

O Município do Porto, sob coordenação da Porto Digital e da Direção para a Neutralidade Carbónica do Porto e no contexto da atividade do Pacto do Porto para o Clima, juntou-se à Faculdade de Engenharia da Universidade do Porto (FEUP) e elegeu um conjunto de temas que cruzam Tecnologia, Inovação e Sustentabilidade com o propósito de produzir conteúdos inteligíveis e apelativos que aproximem o cidadão da Ciência, sobretudo da que tem a chancela do Porto e é colocada ao serviço da cidade.

Assim, o TECH4Sustainability abordará cada tema numa lógica de tornar compreensível o tipo de investigação e avanços que se têm verificado na cidade, recorrendo a casos práticos que incluam academia, Município e também a comunidade, unidos para fazer a diferença no que se refere à resolução dos desafios urbanos presentes e futuros. A iniciativa visa não só sensibilizar a população para a premência das problemáticas ambientais, como também incentivar a participação ativa na criação e adoção de soluções mais sustentáveis.

"Não é novidade para ninguém que a Universidade do Porto, designadamente a FEUP (Faculdade de Engenharia), tem um percurso de excelência com incontáveis provas dadas. Para o Município, a valorização do conhecimento per se é fundamental, mas entendemos que devemos ir muito além e recorrer à ciência e investigação para ajudar a melhor responder à complexidade urbana", refere o vice-presidente da Câmara do Porto e responsável pelos dois pelouros envolvidos na iniciativa – Inovação e Transição Digital e Ambiente e Transição Climática.

Filipe Araújo acrescenta que "trazer soluções tecnológicas inovadoras para as políticas públicas vai seguramente contribuir para a redução da pegada ecológica e para a construção de uma cidade mais verde, digital e, sobretudo, sustentável".

Trazer soluções tecnológicas inovadoras para as políticas públicas vai seguramente contribuir para a redução da pegada ecológica e para a construção de uma cidade mais verde, digital e, sobretudo, sustentável

A primeira sessão decorreu, na passada sexta-feira, nas instalações da Porto Ambiente, sob o tema "Maior Circularidade", com convidados que representam tanto as áreas científicas e técnicas como a dimensão política. Um primeiro painel foi dedicado às investigações em curso e às suas componentes de inovação, na área da construção civil, e à forma como este setor pode ser determinante para garantir um futuro circular. Houve também um painel dedicado à adoção da circularidade na gestão de resíduos no contexto da cidade do Porto, que se debruçou sobre o recurso à tecnologia para sistemas de reutilização de água. E, por fim, a audiência teve a possibilidade de descobrir o edifício onde está instalada a Porto Ambiente, com uma visita guiada ao edifício LEED, à horta urbana e à área de reparação.

As sessões seguintes estão agendadas para 25 de outubro e 13 de dezembro, e terão como tema "Mais Energia Limpa" e "Melhor Mobilidade", respetivamente. Todas as informações e o conhecimento produzido no âmbito do TECH4Sustainability podem ser consultados aqui.