Ambiente

Projeto inovador atrai insetos polinizadores ao Parque Oriental

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

fib_Projeto_Parque_Oriental_02.JPG

Filipa Brito

O Parque Oriental da Cidade acolhe um projeto inovador, iniciado em 2021, com especial enfoque na criação de condições para a atração e sustentabilidade de comunidades de insetos polinizadores.

Assente na análise interligada das componentes de arquitetura paisagista, botânica e entomologia, os trabalhos incidem na implementação de práticas de manutenção diferenciada de revestimento herbáceo e promotoras da biodiversidade.

Esta estratégia passa pela alteração de práticas de manutenção, em áreas previamente selecionadas e identificadas aos utilizadores, onde os serviços municipais permitem que as plantas anuais e bianuais completem o seu ciclo reprodutivo e, dessa forma, que os animais, em especial os insetos polinizadores, usufruam dos recursos florísticos.

A comunidade de abelhas, moscas, vespas, escaravelhos, percevejos e outros insetos polinizadores tem vindo a ser caracterizada e acompanhada ao longo de vários meses de forma a conhecer o impacto das alterações das medidas de manutenção, nomeadamente a alteração dos regimes de corte dos prados. A par deste trabalho, o cruzamento da informação relativa aos inventários de fauna e flora permitirão identificar ausências de espécies relevantes e criar um plano de promoção da sua ocorrência de forma sustentável a médio e longo prazo.

As propostas de manutenção diferenciada dos revestimentos herbáceos têm como característica a salvaguarda da plena fruição do espaço verde pelos seus utilizadores, mantendo disponíveis as áreas atualmente destinadas ao recreio ativo. O objetivo é aliar a criatividade e o conhecimento científico de modo a garantir, simultaneamente, o bem-estar social e o equilíbrio ecológico.

O Parque Oriental é o maior espaço verde de uso público na área nascente da cidade do Porto. Desenvolve-se linearmente acompanhando o rio Tinto, desde o Freixo até Pego Negro. A presença constante do rio em toda a extensão, a proximidade a campos agrícolas e espaços silvestres, e a heterogeneidade de habitats criam as condições ideais para a presença de um elevado e diversificado elenco de plantas e animais, nomeadamente de insetos polinizadores.

Pela localização do Parque Oriental, na freguesia de Campanhã, perto de várias escolas e centros educativos, a implementação deste projeto-piloto pretende, também, contribuir para a promoção da literacia ambiental e paisagística dos habitantes.

O Parque reúne as condições ideais para a combinação de atividades de lazer e educação ambiental, como a realização de aulas de campo ou de fotografia de natureza, possibilitando uma proximidade real entre pessoas e natureza.