Educação

Projeto Holograma levou música ao auditório da Biblioteca Almeida Garrett

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

DR_holograma.JPG

DR

Centenas de crianças, professores, famílias e público participaram nos concertos realizados no âmbito do projeto “Holograma da Casa na Área Metropolitana do Porto”. A iniciativa decorreu no auditório da Biblioteca Municipal Almeida Garrett, na passada semana.

O programa resulta de uma parceria entre a Fundação Casa da Música e a Área Metropolitana do Porto (AMP) e os 17 municípios que a integram. Pretende abrir a programação da Casa da Música, nos municípios da AMP, a públicos sem práticas culturais, criando momentos emotivos que os vinculem à música mais erudita, através do acesso a uma programação muito variada e especialmente concebida para o efeito.

Nesta apresentação, subiu ao palco, no dia 19, uma representação musical das festas populares portuguesas de todo o país, no espetáculo “Dia de Festa”. Partindo do espólio de instrumentos populares portugueses que existe na Casa da Música, e de todo um cancioneiro, foi recriado um verdadeiro arraial, em celebração da música de raiz mais popular. Ao final do dia, os alunos da Associação Arco Maior apresentaram o espetáculo “O tema de conversa é o amor!”.

A manhã de sexta-feira, dia 20, foi dedicada às crianças dos jardins de infância, que assistiram ao espetáculo “Bosque dos Sons”, concerto inspirado nos sons dos elementos e da natureza. À noite decorreu o concerto “Peixinhos da Horta”, um projeto de originais criado pelas cantautoras Luísa Levi e Constança Ochoa.

Na noite de sábado, foi a vez de atuarem os Solistas da Casa, grupo composto por músicos da Orquestra Sinfónica do Porto Casa da Música, da Orquestra Barroca Casa da Música ou do Remix Ensemble. No alinhamento destes recitais encontram-se composições criadas em várias épocas, desde o século XVIII até aos nossos dias. Os concertos “Dia de Festa” e “Bosque dos Sons” repetiram-se sábado e domingo de manhã, destinados a famílias e crianças.