Ambiente

Projeto Embrulha. poupou 3,7 toneladas de comida e evitou 780 kg de CO2 no primeiro semestre do ano

  • Notícia

    Notícia

#fib_embrulha_03.jpg

Filipa Brito

No primeiro semestre de 2018, o projeto Embrulha., que visa o combate ao desperdício alimentar nos restaurantes, permitiu recuperar 3,72 toneladas de alimentos e evitar a emissão de 780 Kg de dióxido de carbono.

A iniciativa conjunta da Câmara do Porto e Lipor, lançada em setembro de 2017, conta até ao momento com a adesão de 36 restaurantes da cidade, pelos quais se distribuiu, de janeiro a final de junho deste ano, 10 200 embalagens para transporte de comida, cada com capacidade para preservar, em média, 364 gramas de alimentos aptos para consumo.

O conceito do Embrulha. é muito simples. Nos restaurantes aderentes, o cliente pode levar consigo, no final da refeição, a comida que sobrou; basta pedir, sem qualquer custo, uma embalagem sustentável e compostável.

Para além dos restaurantes, são também parceiras do projeto a APHORT (Associação Portuguesa de Hotelaria, Restauração e Turismo) e a gestora de resíduos Hidurbe.

Ambientalmente sustentável, o Embrulha. enquadra-se quer na estratégia intermunicipal da Lipor quer na política municipal de redução do desperdício alimentar, estando sempre aberto à adesão de novos restaurantes.

A iniciativa vai continuar, pretendendo-se chegar ao final deste ano com 50 restaurantes aderentes. Se forem mais, melhor. É bom para o consumidor e para o ambiente.