Educação

Projeto educativo e atividades escolares com apoio que ultrapassa os 400 mil euros

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

gco_escola_basica_jardim_infancia_agra_amial_2023_7.jpg

Guilherme Costa Oliveira

O Executivo municipal vota, esta segunda-feira, um apoio global superior a 418 mil euros para os agrupamentos de escolas e escolas não agrupadas concretizarem o seu projeto educativo e o plano anual de atividades.

As rubricas a apoiar pelo Município serão: logística, com verba para pequenos arranjos não infraestruturais; consumíveis, como material informático, de escritório e de papelaria; recursos para a dinamização de atividades de animação e de apoio à família, atividades de enriquecimento curricular e projetos de literacia; e outras despesas.

Os contratos interadministrativos de cooperação referentes ao ano de 2024 serão celebrados com 18 entidades com oferta educativa do pré-escolar ao ensino secundário e constituem uma resposta às solicitações que, diariamente, chegam ao Município da parte dos agrupamentos para suprir "necessidades efetivas de apetrechamento e manutenção dos equipamentos das escolas".

A proposta determina que seja transferida uma verba total de cerca de 202 mil euros para apoiar atividades referentes ao ensino pré-escolar e 1.º ciclo, e cerca de 216 mil euros para os 2.º e 3.º ciclos.

"A estratégia da política educativa municipal reflete uma visão progressista da educação, enquanto instrumento essencial de renovação, criação e mudança cultural e social, e compreende o apoio aos estabelecimentos de ensino, bem como o incremento de parcerias que promovam sinergias e a implementação de projetos estruturantes", acrescenta o vereador da Educação, Fernando Paulo, que assina o documento.