Cultura

Projeto desenvolvido com a comunidade escolar do Porto selecionado pela UNESCO

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Manuel_Araujo_livro_gostaria_que_estivesses_aqui_07.JPG

Manuel Araújo

Atividade de educação na área do património mundial dirigiu-se a alunos do 2.º ciclo (5.º e 6.º anos), contemplando várias sessões que incluíram uma visita ao Centro Histórico para os jovens. Projeto vai ser apresentado em paralelo à sessão do Comité do Património Mundial, na China.

O programa dirigido ao público escolar “Gostaria que estivesses aqui!” (Wish you were here!), criado no âmbito do projeto internacional AtlaS.WH – Património Mundial no Espaço Atlântico: Sustentabilidade dos Sítios Urbanos Património Mundial, do qual Porto é a cidade líder e envolve ainda Santiago de Compostela, Bordéus, Florença e Edimburgo, foi um dos selecionados para ser apresentado durante a 44.ª sessão do Comité do Património Mundial, que terá lugar em Fuzhou (China) no próximo sábado, 16 de julho.

Segundo o júri, trata-se de caso excecional que exemplifica uma abordagem replicável numa escala global, sendo uma boa prática que deve ser conhecida por um amplo público internacional, por promover o desenvolvimento futuro da educação na área do património mundial.

O projeto realizado no Porto notabilizou-se entre as mais de 100 propostas de entidades de todo o mundo. Será apresentado no evento dedicado ao tema “Educação do Património Mundial para o Futuro – Herança Cultural, Aprendizagem ao Longo da Vida e Desenvolvimento Sustentável”, que se realiza paralelamente à sessão do Comité do Património Mundial.

A iniciativa integrou um conjunto de ações de exploração, recursos de aprendizagem e atividades desenvolvidas ao longo do ano letivo de 2019-2020, com cerca de 1.400 crianças das cinco cidades, tendo envolvido no Porto turmas das escolas básicas Ramalho Ortigão, Areosa, Augusto Gil e Miragaia, e das escolas básicas e secundárias Rodrigo de Freitas e Leonardo Coimbra, Filho, e ainda alunos do Liceu Francês Internacional do Porto.

Dirigido a alunos do 2.º ciclo (5.º e 6.º anos), o projeto foi constituído por três sessões: a primeira em sala de aula, onde se exploraram os conceitos de património e sustentabilidade; a segunda numa visita orientada ao Centro Histórico, desde a Sé até à Ribeira; e a terceira correspondeu a uma visita e exploração de uma estação do Museu da Cidade.

Todos os participantes foram convidados a criar um postal sobre o património da sua cidade, o qual seria enviado e partilhado com crianças das restantes cidades parceiras. Nos demais sítios que englobam esta parceria foram igualmente desenvolvidas diversas atividades educativas em torno do património mundial que utilizaram os postais como registo – em Bordéus, recorrendo a caligramas, em Santigo de Compostela com workshops para famílias, em Edimburgo com crianças entre os seis e os 12 anos e em Florença com uma sessão única de visita pelo Centro Histórico.

Estes trabalhos, no Porto, deram origem à publicação “Gostaria que estivesses aqui!” que pretendeu funcionar como um bloco de bolso, sendo, simultaneamente, um caderno de desenhos e para desenhar, representando também, um apelo à imaginação e ao espanto.

Em março, a celebração do Centro Histórico do Porto, no âmbito da Semana dos Sítios Urbanos Património Mundial, incluiu o lançamento de uma visita virtual com vista a 360 graus.

O projeto AtlaS.WH é financiado pelo programa europeu Interreg Espaço Atlântico.