Educação

Projeto de Voluntariado Estudantil conquista prémio e reconhecimento no combate ao insucesso e abandono escolar

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Egidio_Santos_voluntariado_estudantil_uporto.JPG

Egídio Santos

O projeto de "Voluntariado Estudantil – Combater o insucesso e o abandono escolar", desenvolvido nas escolas da rede pública do Porto e fruto do empenho conjunto do Município do Porto e da Universidade do Porto (U.Porto) no combate ao insucesso e abandono escolar, conquistou o terceiro lugar – na categoria Ação de Voluntariado – do Prémio "Ser+R-VES e Fundação Santander", que reconhece as melhores iniciativas de promoção do voluntariado, desenvolvidas no – e para além do – quadro da Rede de Voluntariado no Ensino Superior (R-VES).

Em curso desde 2007, e na senda de um outro programa educativo municipal (Porto de Futuro), o projeto é uma iniciativa pioneira que, todos os anos, leva dezenas de estudantes da U.Porto às escolas do ensino básico da cidade, com a missão de acompanhar e apoiar alunos com mais dificuldades nos seus estudos.

Arrancou em três escolas, sinalizadas por serem aquelas que, à data, apresentavam os índices mais elevados de abandono escolar e de insucesso escolar, mas rapidamente se disseminou no território. Só este ano letivo, mais de 100 estudantes universitários participam no projeto, que conta ainda com a participação de seis escolas do Porto: Augusto Gil, Carolina Michaëlis, Rodrigues de Freitas, Miragaia, Irene Lisboa e Eugénio de Andrade.

Cada estudante/voluntário destacado para estas escolas fica responsável pelo acompanhamento de um aluno, num formato tutorial (um/a aluno/a por voluntário/a) e numa dinâmica de encontros semanais com a duração mínima de uma hora. O grande objetivo do projeto passa por minimizar as dificuldades de aprendizagem dos alunos, combatendo ao mesmo tempo o insucesso e o abandono escolar.

O Município do Porto reconhece o contributo neste projeto da U.Porto, que revela uma preocupação não apenas em formar cidadãos de elevada competência científica, técnica, artística e cultural, mas também cívica e ética. E reconhece também o trabalho e envolvimento dos estudantes voluntários, que aceitam o desafio de aliar à sua formação académica uma componente experimental e de implementação de projeto. Que se dispõem a dedicar o seu tempo e energia em benefício de outros jovens, a maioria sem retaguarda, que aguardam ansiosamente cada novo encontro com o voluntário.

Constituída em outubro de 2019, no âmbito do I Simpósio Internacional de Voluntariado no Ensino Superior, realizado na Universidade do Algarve, a Rede de Voluntariado no Ensino Superior (R-VES) tem como missão a de "capacitar, articular e potenciar" a atividade das mais de 20 instituições parceiras "para a investigação e valorização do voluntariado". Pretende-se, desta forma, contribuir para a "promoção de uma cultura e de uma prática de voluntariado, em todas as suas vertentes" no quadro do Ensino Superior.