Habitação

Projeto de requalificação do espaço público de Agra do Amial apresentado aos moradores

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

A Domus Social reuniu, esta segunda-feira, com os moradores de Agra do Amial, na Escola Básica, para apresentar o projeto de requalificação do espaço público do bairro, com um orçamento superior a um milhão de euros. A reunião teve como principal propósito informar os munícipes diretamente impactados por esta empreitada sobre as intervenções a realizar, com arranque já esta semana.

O conselho de administração da Domus Social, presidido pelo vereador da Habitação, Pedro Baganha, conduziu o momento, ao lado de Filipe Araújo, vice-presidente e responsável pelo pelouro do Ambiente e Transição Climática. Miguel Seabra, presidente da Junta de Paranhos, também participou na reunião.

Concretamente, o projeto em destaque visa resolver alguns desafios específicos identificados neste bairro, tais como questões de acessibilidade, descontinuidades nos percursos pedonais, degraus e pavimentos degradados, bem como ocupações indevidas de áreas verdes por veículos. Para enfrentar estas questões, estão planeadas melhorias nos pavimentos e percursos pedonais do espaço público, a criação de bolsas de estacionamento no interior do bairro para residentes e o estabelecimento de uma zona escolar kiss and go, na área da Escola Básica.

Paralelamente, está prevista a reabilitação das infraestruturas de abastecimento e drenagem de água, bem como a requalificação da rede de iluminação pública. Os moradores e munícipes daquela região também irão beneficiar de um novo parque infantil, equipado com bebedouros e papeleiras.

Projeto piloto da comunidade energética

Construído em 1960, o bairro de Agra do Amial reúne 156 famílias, com rotinas e necessidades específicas. Também estas singularidades foram tidas em conta no desenho do projeto de reabilitação do espaço público, refletindo-se, por exemplo, na criação de caminhos de pé posto especialmente adaptados aos hábitos dos moradores.

Após uma exposição detalhada do projeto, o conselho de administração da Domus Social esclareceu todas as questões colocadas pelos moradores em relação aos trabalhos previstos, bem como alguns temas relacionados com as suas habitações.

No último segmento da reunião, Filipe Araújo falou sobre o projeto piloto da comunidade energética, pioneiro em Portugal, que decorre neste bairro. Um projeto precursor no caminho para a descarbonização da cidade, que incentiva o consumo de energia limpa. Também foi feito um apelo aos moradores que ainda não aderiram, convidando-os a participar neste projeto que não implica nenhum custo para os aderentes.