Cultura

Projeto de curadoria MARIAS começa hoje a debater protagonismo da mulher nas artes e cultura

Laboratórios, performances, debates, palestras e outras iniciativas integram o programa que, entre hoje e 18 de junho, decorre n' A Sede (Rua de Santa Catarina, 787), no Passos Manuel e no Salão Nobre dos Bombeiros Voluntários do Porto.

"MARIAS" é um projeto focado no papel da mulher na atual prática artística na sociedade, nas metodologias e meios de produção cultural, na voz e linguagem no atual panorama contemporâneo, aplicado tanto nas artes performativas como na investigação e escrita.

"É sobretudo uma proposta de perspetivar estes valores através de diferentes olhares", aponta a organização, da responsabilidade da Mezzanine, uma estrutura portuense de criação e programação que conta com o apoio do programa cultural Acordos Tripartidos, resultante de uma parceria entre a Mezzanine, a Câmara do Porto e a Direção-Geral das Artes. 

O programa "MARIAS", com curadoria de Ana Rocha e Jorge Gonçalves, inclui dois laboratórios com sessões diárias de duas horas meia para a comunidade local, abertos a artistas, teóricos, demais interessados e curiosos: de 5 a 9 de junho com Krõõt Jurak e de 12 a 16 de junho com Eleanor Bauer. A última sessão de cada semana será aberta ao público para debate e conversa.

Tendo como prioridade estabelecer diferentes modos de organização e desenvolver novas redes de colaboração e cooperação, a Mezzanine pretende chamar a atenção para "o modo como a representação e participação da mulher é desproporcional no mundo das artes". Durante o programa serão também apresentadas performances - "Performances for PETS" e "Animal Jokes (For Animals)" de Krõõt Juurak e Alex Bailey, "UUU, Untitled, Untempered, Untamed" de Eleanor Bauer - palestras, debates e outros eventos, sendo de destacar as "Conferências dos Pássaros", que decorrem nos dias 10 e 17 de junho e "visam a exposição da voz e da prática artística de um conjunto de mulheres, cujo papel para a formação cultural da cidade é importante".

O programa está todo aqui.