Sociedade

Projeto de combate à solidão dos idosos vale prémio ao Museu de Marionetas do Porto

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Susana_Neves_FIMP.JPG

Susana Neves

O Museu de Marionetas do Porto foi distinguido com o Prémio Acesso Cultura 2021 na categoria Acesso Social e Intelectual pelo projeto “Quem sou eu?”. Criada em 2018, em parceria com a Câmara do Porto, a iniciativa procura trabalhar as estórias de vida da população mais idosa da cidade, servindo-se das marionetas como veículo de inclusão.

Trata-se de um projeto de criação que promove a cidadania de qualidade às pessoas idosas e que surgiu da motivação para trabalhar com comunidades numa perspetiva de sensibilização artística e de inclusão social. É um olhar sensível sobre a população idosa, sobre o território da cidade, numa viagem através da memória, à procura do belo que há em cada uma das pessoas. Partindo de estórias individuais, de episódios específicos e de trajetos de vida, cada um dos participantes compõe o seu personagem e os diálogos, criando um guião, ao ponto de o domínio da ficção ser indiferenciável do registo autobiográfico.

No ano passado, a segunda edição do projeto, um reforço do trabalho do Porto enquanto cidade amiga dos idosos, culminou numa apresentação no palco do Teatro Campo Alegre, onde participaram 13 idosos das freguesias de Campanhã e Bonfim, tal como já havia acontecido em 2018.

Para os promotores, “este prémio representa o reconhecimento de um projeto especial, concebido a pensar nos mais idosos e que promove o encontro entre artistas e pessoas sem formação artística cumprindo uma importante função social”.

Com a abertura do Museu das Marionetas do Porto, em 2013, a companhia Teatro de Marionetas do Porto criou novos desafios e ampliou os seus objetivos, entre eles trabalhar relações de acessibilidade e de proximidade com a comunidade, num gesto de abertura do Museu, perseguindo o conceito de Museu para todos.

O investimento da companhia na acessibilidade tem sido muito grande e prioritário, bem como o trabalho artístico com dimensão social. A par das exposições e toda a atividade desenvolvida a partir das mesmas, foram iniciados processos de criação com marionetas, dirigidos à comunidade local e vizinha do Museu das Marionetas.

“O impacto social foi muito evidente, deixando rasto de cumplicidade e uma aproximação dos habitantes ao trabalho desenvolvido”, acreditam. A partir de 2018, e em colaboração com a Câmara do Porto, foram realizados projetos com as comunidades de Campanhã, Bonfim e Paranhos.

A iniciativa Acesso Cultura pretende distinguir, divulgar e promover entidades e projetos que se diferenciam pelo desenvolvimento de políticas exemplares e de boas práticas na promoção da melhoria das condições de acesso, nomeadamente físico, social e intelectual, à participação cultural em Portugal.