Sociedade

Projeto de alimentação saudável “De manhã começa o dia” estreia cozinha do Bolhão

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

Com o objetivo de sensibilizar os mais novos para a importância da alimentação saudável, o Mercado do Bolhão lançou a iniciativa “De manhã começa o dia”, dirigida ao público escolar, e que teve início na manhã desta terça-feira com um pequeno-almoço especial. Nos refeitórios municipais, decorre a Semana da Alimentação Sustentável.

Desafiando crianças do 1.º ciclo do Ensino Básico a saber mais sobre uma alimentação saudável e, simultaneamente, conhecer o leque de oferta do mercado de frescos de referência da cidade, o projeto “De manhã começa o dia” serviu também de mote para os mais novos estrearem a Cozinha do Mercado, com um pequeno-almoço especial.

Esta primeira sessão recebeu alunos da Escola Básica da Fontinha e teve André Cabrita como anfitrião. Neste dia, o Bolhão convocou também uma participação especial do chef João Cura (restaurante Almeja). A receita a pôr em prática foi a de bolachas de aveia, cenoura e maçã.

A atividade irá desenvolver-se ao longo de 12 sessões de cerca de uma hora, com início às 9h30, nos meses de outubro e novembro, e chegará a cerca de 180 crianças. Cada atividade terá André Cabrita como chef residente, responsável por trocar por miúdos a adoção de uma alimentação saudável ao pequeno-almoço. A partir de uma receita, todos terão oportunidade de pôr a mão na massa, depois de escolherem os melhores produtos das bancas do Bolhão.

O objetivo deste projeto, criado pela empresa municipal GO Porto, passa por consciencializar os mais pequenos para a importância de adotarem no seu dia-a-dia refeições saudáveis, que não têm de ser demoradas nem difíceis. Simultaneamente, é também uma aposta na afirmação do Bolhão enquanto mercado vivo e diverso, que se apresentará como montra ideal para as melhores escolhas.

Calendário “De manhã começa o dia”

As próximas sessões do projeto decorrem nesta quarta-feira, 19 de outubro, repetindo nos dias 25 e 26. Em novembro estão marcadas mais quatro pequenos-almoços, nos dias 2, 8, 9, 15, 16, 22, 23 e 29.

O Bolhão restaurado e modernizado, por onde já passaram mais de 600 mil visitantes, conta com um novo espaço totalmente equipado para acolher showcookings e workshops ligados ao mundo da alimentação. Instalada no patamar intermédio da escadaria central, em resultado da parceria estabelecida com a empresa Meireles, a cozinha será o epicentro de eventos gastronómicos e harmonizações.

Sustentabilidade é o ingrediente da semana nos refeitórios municipais

Da mesma forma, e também para assinalar o Dia Mundial da Alimentação (anualmente celebrado a 16 de outubro), a Câmara Municipal do Porto, enquanto entidade promotora da saúde, preparou a Semana da Alimentação Sustentável, com um menu de almoço especial, entre os dias 17 e 23, nos refeitórios municipais. Na segunda-feira, adicionalmente, o dia foi marcado pela distribuição de um saquinho de lentilhas nos refeitórios municipais, como forma de incentivar os trabalhadores ao consumo desta leguminosa muito nutritiva, com alto teor em fibra e proteína.

A utilização das lentilhas ficava à imaginação de cada um, mas o recipiente incluía uma receita para os mais curiosos experimentarem: caril de lentilhas com arroz basmati.

O Dia Mundial da Alimentação é uma iniciativa das Nações Unidas. Em 2022, o tema foi “não deixe ninguém para trás”, num contexto de preocupação generalizada. “Em 2022 deparamo-nos com uma pandemia ainda em curso, conflitos, alterações climáticas que não vão abrandar, inflação e tensões internacionais. Tudo isto está a afetar a segurança alimentar global. Necessitamos de construir um mundo sustentável onde todos, em todos os lugares, têm acesso a alimentação nutritiva e suficiente. Ninguém pode ser deixado para trás”, reforça a Organização das Nações Unidas para a Alimentação e a Agricultura (FAO) na sua página alusiva ao Dia Mundial da Alimentação.

Fruta, sumos saudáveis e atenção aos rótulos

Na manhã desta terça-feira, o Mercado do Bolhão, no âmbito de várias parcerias, foi igualmente palco de uma ação de distribuição de fruta, integrada no projeto Desfruta. No tradicional mercado da cidade decorreu, ainda, um workshop de sumos saudáveis, à luz das recomendações da Organização Mundial da Saúde, que aconselha o consumo diário de 400 gramas de frutas e hortícolas frescos. A atividade aliou a promoção da saúde individual ao contributo para o cumprimento dos objetivos de desenvolvimento sustentável 2030.

Esta tarde, das 16h30 às 17h30, a Biblioteca Pública Municipal do Porto recebe o workshop “Atentos ao Rótulo”, promovido no âmbito do Clube da Saúde.