Sociedade

Projeto da FAUP assegura financiamento de 100 mil euros da Fundação Getty

  • Notícia

    Notícia

#rmm_open_house_1_02.jpg

Miguel Nogueira

Um projeto da Faculdade de Arquitetura da Universidade do Porto (FAUP), coordenado por Teresa Cunha Ferreira e direcionado para o estudo da gestão e conservação do complexo da Piscina de Marés, em Leça da Palmeira, projetado por Álvaro Siza entre 1960 e 1973, assegurou um financiamento de 100 mil euros no âmbito do programa "Keeping It Modern" , promovido pela prestigiada Fundação Getty, dos EUA. 

Esta é a primeira vez que uma obra localizada em Portugal é distinguida por este programa, estabelecido em 2014 e que se propõe ajudar a salvaguardar e preservar a arquitetura moderna a nível mundial. Este reconhecimento tem especial destaque, uma vez que o programa tem, este ano, a sua última edição.

"Trata-se de uma oportunidade única de desenvolvimento de um plano para a gestão e conservação futura desta obra paradigmática no contexto nacional e internacional, e do percurso profissional de Álvaro Siza. Além disso, estando atualmente em curso uma obra de reabilitação da Piscina coordenada por Siza, será possível documentar uma intervenção contemporânea de qualidade e, com a sua pedagogia, desenvolver um plano que respeite os princípios arquitetónicos, a integridade e a autenticidade do edifício", tal como afirma a coordenadora do projeto ao portal de notícias da UP.

O projeto enquadra-se na missão da FAUP, e do seu Centro de Estudos de Arquitectura e Urbanismo, de promoção da excelência científica e cooperação internacional, e constitui uma das linhas de atuação da Cátedra UNESCO "Património, Cidades e Paisagens. Gestão Sustentável, Conservação, Planeamento e Projeto", atribuída recentemente à Universidade do Porto através da FAUP.

A fundação Getty já apoiou os seguintes projetos: de conservação e salvaguarda de edifícios: a Robie House de Frank Lloyd Wright (Chicago, Estados Unidos), o edifício da Bauhaus de Walter Gropius (Dessau, Alemanha), a Casa E-1027 de Eileen Gray, (Roquebrune-Cap-Martin, França), o Sanatório Paimio de Alvar Aalto (Paimio, Finlândia), o Apartamento e Estúdio de Le Corbusier (Paris, França), o MASP - Museu de Arte de São Paulo de Lina Bo Bardi (São Paulo, Brasil), ou a Casa Eames de Charles e Ray Eames (Califórnia, EUA).