Educação

Projeto "Cidadania 5.0" vence concurso dirigido a jovens universitários

  • Porto.

  • Notícia

    Notícia

#fib_workshop_arquitetos_01.jpg

Filipa Brito

Foi-lhes pedido que encontrassem soluções inovadoras como resposta a questões reais e que contribuíssem para o desenvolvimento sustentável da cidade. Quatro alunas de mestrado da Faculdade de Engenharia da U.Porto (FEUP) apresentaram a ideia para uma assembleia jovem capaz de incentivar os mais novos a envolverem-se nas causas públicas. A plataforma “PassaPorto” entra agora na fase de desenvolvimento e implementação.

O “Cidadania 5.0” é uma assembleia jovem que prevê a integração de 60 pessoas (30 homens e 30 mulheres), com idades entre os 16 e os 30 anos, eleitos pelas várias escolas selecionadas. “A esta assembleia competiria decidir temas (que tanto podem ser um problema existente, como uma lacuna detetada ou uma iniciativa nova que gostariam de ver no terreno) e as respetivas ações específicas a implementar”, explica a Universidade do Porto.

Depois, como numa assembleia real, entra a parte da votação, feita através do “PassaPorto”, uma plataforma digital à qual todos os jovens da cidade do Porto terão acesso para votar nas ações que queiram ver implementadas.

“O objetivo deste projeto é incentivar os jovens da cidade para a tomada de decisão e tentar envolvê-los de uma forma fácil, pouco burocrática e que lhes desperte interesse pelas causas públicas que dizem respeito a todos nós”, afirma Carolina Couto, capitã da equipa da Biothentic, vencedora do concurso “Do Well Do Good”, promovido pela ShARE-UP, em parceria com a Câmara do Porto e a Porto Business School.

Para a estudante, “ao permitirmos esta tomada de decisão a partir do mundo digital acreditamos num maior envolvimento dos jovens e tornar esta faixa etária mais interessada e ativa na identificação e resolução de problemas da cidade do Porto”.

“Os jovens mobilizam-se por causas em que acreditam e onde vejam que as suas ações vão criar impacto. Mais do que palavras e discussões, gostam de passar para ação e ver resultados”, continua a estudante da FEUP, que admite que o projeto agora vencedor foi desenvolvido a partir da constatação de que “existe um desinteresse generalizado da camada jovem pela política, o que se reflete bastante nas taxas de abstinência de voto das últimas décadas em Portugal”, cita o Notícias U.Porto.

A partir daqui, as jovens têm 60 dias para desenhar a aplicação “PassaPorto”, em parceria com a ShARE-UP e o Gabinete da Juventude da Câmara do Porto, mais o desenvolvimento de um plano logístico, financeiro e de marketing. Disponibilizar a aplicação na Apple ou Google Store será o passo seguinte.

Aproveitando a construção da Estratégia da Juventude do Porto 4.0 como estudo de caso, a competição procurou reforçar a participação jovem na identificação de soluções e no reforço da participação na implementação da estratégia.

Aberta a todos os estudantes da U.Porto, o “Do Well Do Good Challenge” contou com 26 equipas e 96 participantes numa competição que decorreu online no início do mês e apresentou, também, uma vertente de workshops em áreas como como Design Thinking, Project Management, Data Collection & Analysis, que as jovens estudantes de Bioengenharia acreditam terem feito “toda a diferença na forma como conseguimos encarar este desafio assente no pensamento criativo, na originalidade e no “ 'think big' mindset”.